Início do conteúdo da seção

Resposta - Biblioteca

Em Imperatriz a UFMA possui duas bibliotecas, uma na Unidade Centro e outra na Unidade Bom Jesus. 

Expediente: Segunda-feira a Sexta-feira - 8h às 21h

Principais serviços oferecidos:

  • Empréstimos
  • Levantamento bibliográfico
  • Treinamentos
  • Projetos de incentivo à leitura
  • Emissão de nada consta
  • Emissão de GRU
  • Cabines de estudo em grupo e estudo individuais
  • Cadastro de senha

 

Canais: 

Instagram @biblioteca.ccsst 

Biblioteca Centro

E-mail: biblioteca.ccsst@ufma.br  

Telefone: (99) 3529-6015


Biblioteca Bom Jesus

E-mail: biblioteca.bj@ufma.br  

Telefone: (99) 3529-6070 / 6071


Saiba mais sobre o funcionamento das nossas bibliotecas!


Quantos livros podem ser emprestados e por quanto tempo? Podem ser retirados para empréstimo no máximo 4 materiais informacionais, por 14 dias. A não devolução do material no prazo previsto acarretará a cobrança de multa no valor de R$ 0,50 ao dia e por material, incluindo sábado, domingo e feriado, mediante Guia de Recolhimento da União (GRU).

Onde posso pagar a GRU? Somente no Banco do Brasil, pelo aplicativo, Internet banking e caixa eletrônico. O comprovante de pagamento deve ser apresentado na biblioteca para ser dado baixa na multa.

Quantas vezes posso renovar meus empréstimos? Até 3 vezes, desde que não haja reserva.

Posso devolver os livros e deixar a multa pendente? Sim. No ato da devolução dos materiais, você receberá um boleto que também pode ser emitido pelo SIGAA. Pode ser pago até quando existir vínculo com a UFMA, porém será impedimento para novos empréstimos e renovações.

A devolução do livro pode ser realizada em outra biblioteca? Não. Todo o material deve ser devolvido na mesma biblioteca em que foi realizado o empréstimo. A devolução poderá ser realizada por outra pessoa.

Para fazer a renovação, preciso trazer os livros? O próprio usuário pode fazer a renovação dos materiais informacionais, via acesso remoto, no SIGAA, sem necessidade de trazer o livro. Caso a renovação seja solicitada na Biblioteca, será necessária a apresentação dos materiais.

Posso realizar a renovação dos livros se algum estiver em atraso? Não. Somente após pagamento e baixa no sistema.

Qual o valor da multa? R$ 0,50 por dias corridos e por material (Portaria GR Nº 026-MR).

O pagamento da multa vai automaticamente para o sistema dar baixa? Não. O usuário deve trazer o comprovante de pagamento pra ser dado baixo na biblioteca.

A multa pode ser paga por outra pessoa? Sim. O importante é a apresentação do comprovante com o código de barras e valor correspondente ao da GRU.

O empréstimo dos livros com o prazo de devolução no período de férias vai ser cobrado multa? Sim. Caso não seja possível realizar mais renovações, o usuário deverá devolver o material para Biblioteca.

No caso de perda de livro como devo proceder? Comunicar o bibliotecário a perda antes do vencimento para que não ocorra multa, o usuário terá um prazo máximo de trinta dias para fazer a reposição igual a que foi perdida ou outra do mesmo autor ou assunto correlato.

Como faço para doar materiais bibliográficos para a biblioteca? Os doadores deverão preencher e assinar o formulário de doação. O material poderá de acordo com os critérios incorporado ao acervo da biblioteca ou encaminhado para outra instituição.

A Biblioteca vai funcionar no período de férias? Sim. A Biblioteca funciona em horário normal ou de acordo com a determinação do Diretor.

Como fazer solicitar a Ficha catalográfica? O processo de geração de ficha catalográfica é feita no próprio SIGAA - Portal do aluno – Biblioteca – Serviços - Gerar Ficha catalográfica e Preencher o formulário.

Como devo deixar a monografia na Biblioteca? A monografia é entregue na Coordenação do curso em formato digital (CD), que em seguida é enviada para a Biblioteca Digital para ser depositada no Repositório de Monografias da UFMA. Para tanto, será necessário assinatura de um termo de autorização para publicação no Repositório de Monografias.

 

Fim do conteúdo da seção