Resposta - Biblioteca
Em Imperatriz a UFMA possui duas bibliotecas, uma na Unidade Centro e outra na Unidade Bom Jesus.
Expediente: Segunda-feira a Sexta-feira - 8h às 21h
Principais serviços oferecidos:
- Empréstimos
- Levantamento bibliográfico
- Treinamentos
- Projetos de incentivo à leitura
- Emissão de nada consta
- Emissão de GRU
- Cabines de estudo em grupo e estudo individuais
- Cadastro de senha
Canais:
Biblioteca Centro
E-mail: biblioteca.ccsst@ufma.br
Telefone: (99) 3529-6015
Biblioteca Bom Jesus
E-mail: biblioteca.bj@ufma.br
Telefone: (99) 3529-6070 / 6071
Saiba mais sobre o funcionamento das nossas bibliotecas!
Quantos livros podem ser emprestados e por quanto tempo? Podem ser retirados para empréstimo no máximo 4 materiais informacionais, por 14 dias. A não devolução do material no prazo previsto acarretará a cobrança de multa no valor de R$ 0,50 ao dia e por material, incluindo sábado, domingo e feriado, mediante Guia de Recolhimento da União (GRU).
Onde posso pagar a GRU? Somente no Banco do Brasil, pelo aplicativo, Internet banking e caixa eletrônico. O comprovante de pagamento deve ser apresentado na biblioteca para ser dado baixa na multa.
Quantas vezes posso renovar meus empréstimos? Até 3 vezes, desde que não haja reserva.
Posso devolver os livros e deixar a multa pendente? Sim. No ato da devolução dos materiais, você receberá um boleto que também pode ser emitido pelo SIGAA. Pode ser pago até quando existir vínculo com a UFMA, porém será impedimento para novos empréstimos e renovações.
A devolução do livro pode ser realizada em outra biblioteca? Não. Todo o material deve ser devolvido na mesma biblioteca em que foi realizado o empréstimo. A devolução poderá ser realizada por outra pessoa.
Para fazer a renovação, preciso trazer os livros? O próprio usuário pode fazer a renovação dos materiais informacionais, via acesso remoto, no SIGAA, sem necessidade de trazer o livro. Caso a renovação seja solicitada na Biblioteca, será necessária a apresentação dos materiais.
Posso realizar a renovação dos livros se algum estiver em atraso? Não. Somente após pagamento e baixa no sistema.
Qual o valor da multa? R$ 0,50 por dias corridos e por material (Portaria GR Nº 026-MR).
O pagamento da multa vai automaticamente para o sistema dar baixa? Não. O usuário deve trazer o comprovante de pagamento pra ser dado baixo na biblioteca.
A multa pode ser paga por outra pessoa? Sim. O importante é a apresentação do comprovante com o código de barras e valor correspondente ao da GRU.
O empréstimo dos livros com o prazo de devolução no período de férias vai ser cobrado multa? Sim. Caso não seja possível realizar mais renovações, o usuário deverá devolver o material para Biblioteca.
No caso de perda de livro como devo proceder? Comunicar o bibliotecário a perda antes do vencimento para que não ocorra multa, o usuário terá um prazo máximo de trinta dias para fazer a reposição igual a que foi perdida ou outra do mesmo autor ou assunto correlato.
Como faço para doar materiais bibliográficos para a biblioteca? Os doadores deverão preencher e assinar o formulário de doação. O material poderá de acordo com os critérios incorporado ao acervo da biblioteca ou encaminhado para outra instituição.
A Biblioteca vai funcionar no período de férias? Sim. A Biblioteca funciona em horário normal ou de acordo com a determinação do Diretor.
Como fazer solicitar a Ficha catalográfica? O processo de geração de ficha catalográfica é feita no próprio SIGAA - Portal do aluno – Biblioteca – Serviços - Gerar Ficha catalográfica e Preencher o formulário.
Como devo deixar a monografia na Biblioteca? A monografia é entregue na Coordenação do curso em formato digital (CD), que em seguida é enviada para a Biblioteca Digital para ser depositada no Repositório de Monografias da UFMA. Para tanto, será necessário assinatura de um termo de autorização para publicação no Repositório de Monografias.
Redes Sociais