Início do conteúdo da seção

Programa de Pós-Graduação em Formação Docente e Práticas Educacionais

LINHAS DE PESQUISA 

1 Linguagens, Práticas Pedagógicas e tecnologias na Educação: Pretende-se promover a formação docente com base em uma ampla problematização sobre a formação inicial e continuada dos professores contemplando estudos sobre: profissão e a constituição da identidade docente; história, gestão e políticas públicas da educação básica; questões relativas a currículos, cultura e sociedade; alfabetização e letramento; educação matemática e metodologias no ensino de língua portuguesa, história, geografia e ciências naturais; o estudo e a produção de propostas de ensino globalizadas e recursos didáticos adequados para o ensino de natureza interdisciplinar; estudo e uso de novas tecnologias favoráveis à inclusão digital de crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. Objetiva-se integrar pesquisa científica e intervenção na realidade escolar por meio da ressignificação das práticas pedagógicas e construção de práticas interdisciplinares.

 

2 Pluriculturalidade, Interculturalidade e práticas Educativas Interdisciplinares- Visa à qualificação de profissionais da educação por meio de estudos e investigações voltadas para compreensão de fenômenos que envolvem a educação contemporânea, com base na geração de saberes pluriculturais, interculturais e práticas interdisciplinares. Considera como eixo articulador o estudo da realidade maranhense nos seus aspectos históricos e culturais considerando os seguintes tópicos: povos tradicionais, história e saberes; artes populares e educação popular; movimentos sociais e protagonistas anônimos da história; estudos biográficos e autobiográficos; gênero e sexualidade nos espaços formais e informais de educação.

 

Contatos: O curso fica localizado na Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologias CCSST – UFMA. Rua Urbano Santos, s/n, Centro, Imperatriz-MA, CEP: 65.900-410.

Telefone (99) 3529-6001

E-mail: mestradoeduimperatriz@outlook.com

Site do Programa: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/programa/apresentacao_stricto.jsf?lc=pt_BR&idPrograma=1458

Notícias relacionadas

 

Iniciam-se no dia 11 de fevereiro as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação, em Imperatriz


Fim do conteúdo da seção