Início do conteúdo da seção

Como a Ascamari faz a reciclagem?

Dentre os materiais mais aproveitados pela Ascamari estão o papelão e o plástico. De acordo com a Associação, o papelão é o resíduo mais coletado (em média 1 tonelada diária) e seu aproveitamento se dá, primeiramente, através de uma máquina de prensar. A partir daí o volume é separado em pacotes que serão posteriormente vendidos a empresas de São Paulo e Brasília. O mesmo ocorre com as latinhas de alumínio, armazenadas em pacotes de 30 a 40 quilos e vendidas para outras cidades.

Outro resíduo que também é muito reaproveitado é o plástico. O presidente da Ascamari,  S. Zezinho, explica que são muitas as variações de acordo com a durabilidade e espessura: a garrafa pet, o plástico de produtos de limpeza (amaciante, água sanitária), de bacias e baldes, entre outros. Os plásticos de materiais de limpeza, por exemplo, são picotados e vendidos, sempre separados por tipo e cor.

S. Zezinho conta que no mês de agosto de 2018 a cooperativa chegou a atingir 42 toneladas de material reciclável e em setembro, foram mais de 30 toneladas.  Esse material seria destinado em um lixão comum se não fosse para a reciclagem.

 

Como funciona a coleta na UFMA?

O que é a Ascamari?

Estou acertando a lata certa?

Quero saber mais sobre a coleta em Imperatriz


Fim do conteúdo da seção