Conheça a Liga Acadêmica de Estomas e Feridas do curso de Enfermagem do Câmpus Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 25/05/2021

Para aprofundar os estudos dos acadêmicos na área de estomas e feridas, tendo em vista à utilização de tecnologias, demandas da população e da comunidade acadêmica, com destaque para a valorização dos fatores biopsicossociais na manutenção da saúde geral e qualidade de vida, foi fundada, em 18 de fevereiro de 2020, a Liga Acadêmica de Estomas e Feridas (Laef), composta por acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz.

Atualmente, a Liga é composta por 18 membros e tem como tem como objetivo aprofundar os estudos dos acadêmicos na área de estomas e feridas, tendo em vista a utilização de tecnologias e demandas da população e da comunidade acadêmica, com destaque para a valorização dos fatores biopsicossociais na manutenção da saúde geral e qualidade de vida.

A ideia de fundar uma Liga com essa temática veio da escassez de atividades acadêmicas voltadas para o assunto. “A Laef teve início em 2019 com a formação do projeto, a partir dos membros fundadores, com a orientação e tutoria dos professores Marcelo Donizetti Chaves e Francisca Aline Arrais Sampaio Santos, e a colaboração da docente Raquel Borges. O projeto foi apresentado e aprovado em colegiado em fevereiro de 2020, tendo iniciado suas atividades”, mencionou Giovana Maria Bezerra de Moraes, estudante de Enfermagem e presidente da Laef.

Como metodologia, a Liga conta com encontros teórico-práticos entre orientandos e orientados, além de profissionais convidados que ministram o conteúdo programático previamente planejado, tanto em sala de aula, quanto em clínicas e hospitais parceiros. Estas ações proporcionam o contato dos discentes com a área de feridas e estomas, estimulando e promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão nos serviços de saúde.

Além disso, a liga possui como objetivos específicos de ensino congregar acadêmicos dos cursos de Enfermagem de Imperatriz em torno da importância do atendimento aos pacientes portadores de estomas e feridas nos mais diversos aspectos; ampliar os conhecimentos dos acadêmicos acerca do tema; e promover cursos, jornadas, congressos, debates e discussões entre profissionais e alunos ligados à área, objetivando o intercâmbio de informações e atualizações visando a conscientização da população.

A presidente também pontuou que cada membro é selecionado de acordo com suas habilidades e competências. “A seleção de novos ligantes é feita por duas etapas: a primeira consiste em uma prova com questões relacionados a estomas e feridas e a segunda corresponde a uma entrevista com os candidatos aprovados após a primeira fase”, detalhou.

A estudante de Enfermagem também relatou como a Liga realiza suas atividades na pandemia. “A Laef já realizou dois processos seletivos, participou de eventos na área de Estomas e Feridas e promoveu o ‘I Curso Básico de Estomas e Feridas’, no formato on-line, que teve a participação de acadêmicos e profissionais enfermeiros de 23 estados brasileiros. Nós nos adaptamos ao formato on-line, no qual temos reuniões com os membros diretores para discutir assuntos de interesse da Liga, e capacitações onde enfermeiros de todo o Brasil ministram os conteúdos programados para os membros discentes”, informou.

Saiba mais

A Laef é uma sociedade civil, apartidária, sem fins lucrativos, autônoma financeira e administrativamente, vinculada ao Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) e à Coordenação de Enfermagem da UFMA.

Confira o site da Liga Acadêmica de Estomas e Feridas

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Lugar: Câmpus de Imperatriz