Curso de Pedagogia do Câmpus de Imperatriz realizará a Semana do Brincar, de 24 a 28 de maio, pelo Youtube Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 24/05/2021

O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, realizará, entre os dias 24 e 28 de maio, a terceira edição da “Semana Mundial do Brincar”. A edição este ano vai ocorrer de maneira remota, pelo Instagram e no canal do Centro Acadêmico de Pedagogia (Caped) Paulo Freire no Youtube. O evento é destinado para profissionais da educação, crianças e seus familiares.

A Semana Mundial do Brincar é um evento reconhecido pela Unicef, realizado em mais de 40 países, em homenagem ao dia 28 de maio, Dia Internacional do Brincar. A intenção é fazer uma mobilização para garantir um ato de brincar de qualidade para as crianças. O evento contará com a participação de professores e doutores da UFMA e de outras instituições, além de palestras e apresentação de documentário.

Com o tema “Casinhas das Infâncias”, o evento tem por objetivo reforçar a importância do brincar neste momento de pandemia, em um local onde a criança tem maior convívio: a sua própria casa, passando a valorizar as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração. Ao brincar de casinha, a criança representa papéis sociais, ressignifica espaços, resgata tradições, entre tantas outras possibilidades.

Para a coordenadora do evento, Karla Bianca Freitas, a expectativa para o evento é fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. "Nossa expectativa é de que os estudantes de pedagogia, assim como suas famílias, encontrem um espaço para o diálogo e a reflexão, assim como um olhar amoroso para um brincar que produz o sentido de acolhimento e de proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional”, comentou.

O evento é gratuito e com certificação, e a inscrição pode ser realizada no site do evento.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Produção: Laís Gomes

Lugar: Câmpus de Imperatriz