Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Câmpus de Imperatriz aprova sua primeira defesa de dissertação Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Câmpus de Imperatriz aprova sua primeira defesa de dissertação

Publicado em: 21/05/2021

Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, aprovou sua primeira defesa de dissertação. A mestranda Janaína Amorim apresentou seu trabalho no dia 13 de maio, com o tema “O Corpo está no contrato? Estudo sobre as ocorrências de assédio sexual contra mulheres jornalistas nas redações de Imperatriz”, que contou com a orientação da professora Thaisa Bueno. 

O primeiro trabalho defendido trata do assédio sexual sofrido por mulheres jornalistas da cidade de Imperatriz. O estudo tem por objetivo compreender como o assédio sexual envolvendo mulheres jornalistas ocorre nas redações, bem como identificar as práticas de assédio na rotina de trabalho dessas profissionais. 

Para Janaína, a importância de seu trabalho é debater essa violência que, infelizmente, é tão recorrente nas redações, mas que ainda é pouco debatida dentro da academia. “Os impactos que atingem as profissionais que passam por situação de adoecimento na rotina jornalística, já que as mulheres trocam de pauta, evitam fontes e derrubam coberturas para evitar contato com os assediadores, o que prejudica o público, que pode deixar de ser informado em decorrência das medidas das profissionais na tentativa de evitar o assédio”, explicou. 

A professora Thaisa Bueno comentou que essa foi a sua primeira orientação de mestrado e se sente realizada com a conquista da sua orientanda. “A gente fez uma grande contribuição para a pesquisa de gênero e da nossa área. Posso dizer que foi bastante positivo, pois a Janaina é muito empenhada. Como a primeira mestranda que defendeu sua dissertação, ela é um exemplo de dedicação e empenho em sua pesquisa, e isso só significa que nós estamos cumprindo o nosso papel, não apenas entregar um diploma de mestre, mas de formar um pesquisador e qualificar a mão de obra daqui, o que vai gerar mais frutos futuramente”, explanou.

A professora ainda relembrou que esse é um momento histórico para o PPGCom e que é uma realização de um sonho. “Para mim, o projeto do mestrado não era somente um sonho de carreira, mas um sonho de contribuir para região onde moro. O mestrado só é possível por conta da expansão da Universidade para o continente. Sabe quando você sente que está fazendo a diferença? Quando tivemos a primeira dissertação defendida, eu senti isso, como se essa semente do Reuni tivesse fazendo a diferença para o fortalecimento da educação no continente e a extensão da democratização e pluralização do conhecimento”, completou.  


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Produção: Laís Gomes

Lugar: Câmpus de Imperatriz
Texto: Hugo Oliveira
Última alteração em: 24/05/2021 09:17

Fim do conteúdo da sessão