UFMA sedia o I Encontro do Laboratório de Estudos e pesquisas sobre Cidades e Imagens Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 07/10/2019

IMPERATRIZ - O programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFMA - Imperatriz promoveu o I Encontro do Laboratório de Estudos e pesquisas sobre Cidades e Imagens (ELAEPCI), de 2 a 4 de outubro na UFMA, na unidade Centro. Durante os três dias de encontro houve mesas redondas, mostra fotográficas e audiovisuais, Grupos de Trabalho (GT) e palestras.

A abertura foi realizada no dia 2, às 19h no auditório da UFMA com a palestra: “Ecoantropologia Urbana: coletivos humanimais e imaginários na cidade”, com o Prof. Flávio Leonel Abreu da Silveira (UFPA). Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, o diretor de Centro, Daniel Duarte Costa e o Prof. Jesus Marmanillo, ambos falaram sobre a importância do ELAEPCI.

O coordenador do evento, Prof. Jesus Marmanillo, destacou que o ELAEPCI é um grupo cadastrado no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) e está vinculado ao curso de LCH/Sociologia que existe desde 2016. "Nós fazemos pesquisa basicamente sobre grupos urbanos e ainda sobre a questão dos estigmas dos bairros periféricos. Aqui em Imperatriz já tivemos várias pesquisas e relatórios sobre alguns bairros da cidade, entre eles foram apresentados o trabalho sobre a feira do Bom Sucesso e sobre a Farra Velha". Ele acrescentou que o grupo busca entender como as metodologias de imagem, fotografia e vídeo, auxiliam nas insuficiências urbanas.

O evento teve um total de 138 inscrições entre ouvintes e trabalhos apresentados. Ao todo, 24 trabalhos de pesquisas, dissertações e monografias em construção foram apresentados, 11 de Pós-Graduação e 13 de Graduação, divididos em seis GTs. Os participantes vieram de várias regiões, com 87 inscrições de ouvintes ou trabalhos do Maranhão, 12 do Tocantins, 11 do Pará, cinco do Macapá e três do Goiás. Do Rio de Janeiro e São Paulo vieram filmes divulgados na mostra fotográfica e audiovisual.

Com participação de Universidades locais e nacionais (UFMA, UFPA, UFG, Unifap, Unicamp, Unisulma e UEMASUL), o I ELAEPCI foi um sucesso. “Superou as nossas expectativas. Conseguir juntar tantas pessoas de vários lugares do país, com diversos trabalhos apresentados foi uma façanha incrível”, comemorou o coordenador, Prof. Jesus Marmanillo.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Texto: Ascom UFMA Impertariz
Última alteração em: 08/10/2019 16:02