Grupo PET Ciências Naturais Interdisciplinar realizou a IV EXPOCIÊNCIA e I Mostra de Trabalhos Científicos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 11/11/2022

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2022, ocorreu no Centro de Ciências de Grajaú-UFMA a IV EXPOCIÊNCIAS + I Mostra de Trabalhos Científicos, com o tema SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. O evento faz parte do planejamento anual de atividades do Grupo PET Ciências Naturais e contou com a participação de docentes, técnicos, discentes internos e externos à UFMA, das Instituições como UEMA, IFMA, Escolas da Educação Básica do Município de Grajaú e da parceria com a Prefeitura. A programação do evento contemplou minicursos tais como Cartografia, Escrita Científica, Informática Básica, Filosofia Ambiental, Identificação e caracterização de rochas e minerais, Metodologias Ativas, Libras, dentre outros. As palestras abordaram temas importantes tais como Sustentabilidade Ambiental: Inovação e Tecnologia, Empreendedorismo Ecológico, Alusão ao mês da Consciência Negra com destaque de personagens Negros importantes na cidade de Grajaú, Violação dos direitos indígenas. E no terceiro dia, a palestra “Novo Ensino Médio” encerrou o evento com discussão necessária entre a professora Hedilana Silva do Centro Educa Mais Amaral Raposo e os acadêmicos (licenciandos dos Curso de Naturais e Humanas), contribuição muito importante para os futuros professores que atuarão nas escolas de educação básica da região. O Evento propôs temáticas muito importantes para serem apresentadas e debatidas com relação ao atual cenário aonde estamos inseridos, de tantas incertezas quanto ao futuro do meio ambiente e da educação. No dia 09, teve exposições de trabalhos científicos que vem sendo desenvolvidos por acadêmicos dentro do Centro de Ciências de Grajaú, UEMA e também de alunos da educação básica. Foram premiados projetos científicos na IV EXPOCIÊNCIAS e I Mostra de Trabalhos Científicos com primeiro, segundo e terceiro lugar. E o projeto que conquistou o primeiro lugar na categoria Exposição de projeto científico, foi a IRRIGAÇÃO AUTOMÁTICA COM UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE CONDICIONADORES DE AR COMO ESTRATÉGIA DE SUTENTABILIDADE PARA O CENTRO EDUCA MAIS AMARAL RAPOSO - GRAJAÚ/MA, apresentado de forma excelente pelos alunos do Centro Educa Mais Amaral Raposo. Todos os trabalhos foram de grande relevância científica e educacional sobretudo àqueles apresentados pelos discentes da educação básica, onde estão sendo abordados conteúdos sobre meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia, inovação, conhecimento de programação, robótica na sua rotina escolar, provocando o protagonismo dentro da sala de aula, colocando o aluno como centro no seu processo ensino-aprendizagem.
       O grupo PET Ciências Naturais considerou um verdadeiro sucesso o evento, momentos ricos de compartilhamento de conhecimento, muito aprendizado. E externa aqui a sua gratidão a todos que participaram deste evento nos minicursos, palestras e exposições.

Texto: Coordenação PET-CCGR
Última alteração em: 11/11/2022 18:59