Medidas de Proteção e Prevenção à COVID-19 ao acesso ao Laboratório de Informática da UFMA Campus Grajaú – MA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 14/09/2020

Os Servidores Federais Técnicos de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Grajaú - MA, ao refletir sobre o retorno das atividades presenciais no Laboratório de Informática, por força da RESOLUÇÃO Nº 232-CONSAD, apresenta este Protocolo que orienta nas precauções a serem tomadas no Laboratório de Informática.

O Laboratório de Informática terá abertura gradual e no mês de setembro estará fechado para organização e manutenção. Mas já haverá o agendamento via WhatsApp 86 9 9417-9450 diariamente em dias úteis das 13 (treze) horas às 17 (dezessete) horas para acesso ao Laboratório de Informática a partir do mês Outubro. Cada agendamento será confirmado e será repassado uma lista dos usuários agendados para conferência na portaria do campus e na entrada do laboratório.

O Laboratório de Informática abrirá em turno único das 13 (treze) horas às 17 (dezessete) horas. A lotação do Laboratório será de capacidade total de 5 estudantes sentados com distância mínima de 1,5m (um metro e meio) e em computadores pré-estabelecidos preferencialmente em bancadas diferentes. O agendamento será realizado via WhatsApp de forma a separar os usuários em dois grupos com permanecia de até 90 minutos, um grupo iniciando as 13 até as 14:30 e outro grupo iniciando as 15 até as 16:30. Haverá um pequeno intervalo entre cada grupo para a realização da higienização do ambiente e equipamentos.

Este documento baseado no Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino do MEC será disponibilizado no site do campus e poderá sofrer alterações de acordo com as necessidades e situação da pandemia.

Medidas Coletivas:_________________________________________________

• Organizar o laboratório de acordo com as medidas de distanciamento social;
  • Manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação do ambiente;
  • Garantir adequada comunicação visual de proteção e prevenção de risco à COVID-19;
  • Organizar a rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual;
  • Considerar o trabalho remoto aos servidores e colaboradores do grupo de risco;
  • Priorizar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a realização de reuniões e eventos à distância. Se necessário o encontro presencial, optar por ambientes bem ventilados. Utilizar máscaras, conforme orientação da autoridade sanitária, de forma a cobrir a boca e o nariz.

Medidas Individuais:_______________________________________________

• Utilizar máscaras, conforme orientação da autoridade sanitária, de forma a cobrir a boca e o nariz;
  • Seguir as regras de etiqueta respiratória para proteção, em casos de tosse e espirros;
  • Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%;
  • Evitar cumprimentar com aperto de mãos, beijos ou abraços;
  • Respeitar o distanciamento de pelo menos 1,5m (um metro e meio) entre você e outra pessoa;
  • Manter o cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, materiais de escritórios, livros e afins.

Medidas Gerais:___________________________________________________

• Escalonar o acesso de estudantes mediante agendamento prévio de acordo com o agendamento;
  • Sempre que possível manter o ambiente ventilado (janelas abertas);
  • Utilizar papel filme nos teclados visando evitar contagio e preservar os equipamentos (Recomendado);
  • Não consumir alimentos dentro do laboratório;
  • Respeitar as normas do laboratório.

Grajau – MA, 14 de Setembro de 2020

Técnicos de Tecnologia da Informação:

James da Luz Dias

André de Jesus Costa Dourado