Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Grajaú, realiza o I Encontro Inclusivo (ENINC) Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 02/12/2019

O I Encontro inclusivo (ENINC), aconteceu na última quarta-feira dia 27 de novembro, no campus da UFMA de Grajaú. O evento contou com a organização da professora Rosana Privado e a turma de Educação Inclusiva (2019.2) do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Química, tendo como objetivo sensibilizar pais, professores e toda a comunidade em geral para um novo olhar inclusivo.

A solenidade teve como convidados a Associação de Famílias em Ação Pela Inclusão das Pessoas com Deficiências do Maranhão (AFAPI), representada por alguns de seus membros acompanhados da presidente e professora Elisvânia Nascimento Mendes. Vale ressaltar que esta é uma entidade de pais sediada em Barra do Corda, que abraçou o evento logo na concepção do mesmo, no intuito de compartilhar vivências já desenvolvidas no município vizinho. Teve-se como convidada também a coordenadora da Educação Especial no município de Grajaú, Deane Alencar Aguiar representando a Secretaria Municipal de Educação, que apresentou retrato da Educação Especial municipal e os enfrentamentos da luta por um ensino inclusivo na rede básica de ensino grajauense.

O evento contou com um público de inscritos diverso, formado por pais, professores, alunos, assistentes sociais e como se tratava do I Encontro Inclusivo da Universidade Federal do Maranhão não poderia faltar o público alvo desse: participantes com deficiência auditiva, visual e física.

A programação dispôs de palestras, relato de experiências de pais de alunos com deficiências, apresentações culturais com alunos da Pré-Escola Maria Feitosa, vídeos e dinâmicas visando o diálogo e a necessidade das políticas de inclusão de pessoas com deficiência na Educação Básica.

A acadêmica Jakelline Campelo do curso de Ciências Naturais – Química e integrante da equipe de organização nos contou que o evento “foi algo especial para todos, principalmente para os pais que deram seus depoimentos, mostrando suas experiências vividas em busca da inclusão efetiva de seus filhos”.

Em síntese, a professora Rosana Privado ressaltou a importância de se discutir sobre a temática, e ratificou que “o evento tomou proporções além da esperada, pois proporcionou a sensibilização social e promoveu troca de experiências de suma importância, alertando a todos da necessidade de luta constante, buscando uma sociedade grajauense efetivamente inclusiva, não apenas no aspecto educacional, mas social como um todo”.

Texto: Francisco Pereira
Última alteração em: 02/12/2019 11:43