DIB realiza encontro para utilizar novo modelo da descentralização das bibliotecas Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 06/02/2020

SÃO LUÍS – Por meio de videoconferência, a equipe da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) da UFMA se reuniu com os bibliotecários dos câmpus de Bacabal, São Bernardo, Codó e Chapadinha para dar continuidade ao processo de descentralização dos serviços da Biblioteca Central. O evento ocorreu no auditório da Superintendência de Informação, Sistemas e Tecnologia (IS&T).

Segundo a diretora da DIB, Cenidalva Teixeira, essa é uma das propostas da gestão do reitor Natalino que busca dar autonomia aos câmpus do continente.

“Essa já é a segunda etapa para a instauração do novo processo. Nós tivemos um encontro anterior, no qual discutimos as doações de livros. Agora, abordamos o processamento e a técnica que envolve o tratamento completo do livro para que possa chegar à estante. A expectativa, assim, é diminuir o tempo da chegada do livro à Universidade até a disponibilização para a comunidade acadêmica”, contou.

O treinamento foi ministrado pelos profissionais dos respectivos setores. “Deixamos em aberto um encontro presencial para sanar possíveis dúvidas, no entanto todos os bibliotecários se identificaram, de imediato, com essas diretrizes. Assim, podemos nos dedicar às especificidades da descentralização”, frisou.

Anteriormente, a UFMA comprava o livro, e a Biblioteca Central realizava todo o processamento técnico e, em seguida, entregava às bibliotecas dos câmpus do continente. Agora, a Universidade realiza a compra, a Biblioteca Central faz o tombamento e envia, imediatamente, aos respectivos câmpus.

“Nesse novo modelo, o tratamento do livro será realizado pelos bibliotecários que estão atuando nas bibliotecas dos câmpus, dando mais rapidez e eficiência. Haverá autonomia, também, nas doações de livros. A biblioteca que receber o material pode realizar o próprio processo de incorporação ao acervo”, explicou.

Para ela, o foco agora são as bibliotecas setoriais. “Já fizemos uma reunião com o processo de descentralização com as bibliotecárias das bibliotecas da pós-graduação e dos centros de ensino do câmpus de São Luís que também participarão do novo modelo de gestão. “Não haverá mais nenhum processamento técnico centralizado. A Biblioteca Central cuidará, apenas, do acervo dela”, finalizou.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado