Diretoria Integrada de Bibliotecas promove treinamentos para dinamizar a catalogação de obras Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 22/01/2020

SÃO LUÍS – Na terça-feira, 21, a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), promoveu, em parceria com a Superintendência de Informação, Sistemas e Tecnologia (IS&T), um treinamento a bibliotecários dos câmpus de Grajaú, Pinheiro, Balsas e Imperatriz, por meio de videoconferência, para promover a descentralização e agilidade aos processamentos técnicos e à aquisição de obras por doação nos câmpus da UFMA. A diretora Cenidalva Texeira adiantou que os treinamentos se estenderão até maio a todos os câmpus e bibliotecas setoriais da Universidade para dar mais rapidez aos procedimentos.

Os treinamentos serão muito importantes para a Universidade Federal do Maranhão em 2020, uma vez que a instituição conta com aproximadamente R$ 2,5 milhões para a aquisição de novos livros para todas as bibliotecas dos câmpus da UFMA. Segundo Cenidalva, além de R$ 500 mil da própria Universidade, foi destinado pelo senador Roberto Rocha recurso na ordem de R$ 2 milhões, por meio de emenda parlamentar.

“Após o processo de compra, os livros chegarão a São Luís para tombamento e, depois dessa fase, serão encaminhados para os devidos câmpus para que haja o processamento técnico pelos bibliotecários locais. Esta é a primeira videoconferência para que possam ver todo o processo e seguirem o passo a passo”, informou a diretora.

Cenidalva Texeira acredita que o processo de aquisição de uma nova obra e disponibilização, após o tombamento, deixará de ser feito em um mês para ser concluído em apenas uma semana. Com a descentralização, as aquisições por doação poderão serão realizadas autonomamente por cada câmpus, sem que o livro precise passar pela capital maranhense para ser catalogado. “Com isso, vamos dar mais celeridade no tratamento dos livros e, pensando no usuário, garantir o livro na estante em menos tempo. As obras também estarão catalogadas dentro de uma política de indexação unificada para todos os câmpus”, afirmou.

O Superintendente da IS&T, Anílton Maia, deu mais detalhes sobre o sistema que será utilizado pelos bibliotecários. “A biblioteca fez o projeto básico, e nós fizemos toda a estruturação do sistema, para que agora ocorra o treinamento de fato, em que os bibliotecários podem fazer todo o processo técnico já como usuários, utilizando suas próprias senhas. A proposta do professor Natalino era exatamente esta: descentralizar todo o processo técnico para as bibliotecas de todos os câmpus”, pontuou.

Na próxima semana, será feita uma videoconferência com servidores de Codó, Bacabal, Chapadinha e São Bernardo. Em São Luís, um treinamento ainda será agendado com técnicos das bibliotecas setoriais, completando o ciclo.

Reunião do MIB

Revisão: Jáder Cavalcante