Tranquilidade nas férias é um dos motivos que leva estudantes da UFMA a estarem na Biblioteca Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 10/01/2020

SÃO LUÍS – Mesmo no período de férias das atividades letivas da Universidade, muitos estudantes que desejam continuar desenvolvendo pesquisas e aprimorando seus estudos optam por utilizar os serviços que são disponibilizados pela Biblioteca Central do Câmpus. Além do menor fluxo de pessoas no local, o espaço é constituído por um acervo de livros, pesquisas, computadores e o acesso à internet.

A tranquilidade e praticidade na hora de procurar livros e artigos que ajudem na realização da sua pesquisa em busca de um tema para a monografia foi o que motivou a estudante Brenda Serra, do curso de Artes Visuais, a ir à Biblioteca.

“Eu estou indo para o sexto período do curso, e conseguir encontrar um tema para o meu TCC foi o meu estímulo para estar aqui, mesmo no período das férias. Eu tiro um dia na semana para fazer esse estudo aqui. Além dos livros disponíveis na biblioteca, tenho acesso à internet e computadores que ajudam na minha pesquisa”, explicou.

Já o discente John Ferreira, acadêmico do sétimo período do curso de Química, vem todos os dias à biblioteca em busca de mais concentração e conhecimento para estudar para as provas do mestrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e da própria UFMA, às quais ele se submeterá.

“Estudar em casa é muito difícil, por isso eu opto por vir à biblioteca, em que, além do conforto, existem livros excelentes para essa área que pretendo me especializar. Vou realizar duas provas seletivas para mestrado, uma na área de Química, com concentração em Catálise e o outro em Analítica. Eu chego aqui às 8h e saiu só na hora em que a biblioteca fecha. Tudo isso para conseguir meu objetivo, o de ser aprovado”, afirmou.

Após cinco anos de curso e utilizando os serviços de todas as bibliotecas da UFMA, Haymê dos Santos, que está finalizando a graduação em Farmácia, comentou que buscou o espaço nessas férias para finalizar as pesquisas do seu TCC.

“Eu gosto muito de estudar aqui na biblioteca por causa do ambiente calmo, principalmente agora, que há cabines com computadores para auxiliar ainda mais o nosso estudo”, completou.

FLUXO DE ALUNOS NA BIBLIOTECA

Saiba +

O horário de funcionamento da Biblioteca Central e das demais bibliotecas setoriais do Câmpus Dom Delgado, durante o período de férias acadêmicas, será das 8h às 14h. Já as bibliotecas localizadas nos câmpus do continente funcionam de acordo com o horário de cada local. Para obter mais informações, é necessário entrar em contato com as bibliotecas de cada câmpus.

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: JADER CAVALCANTE