DOCENTE DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO É APROVADO EM EDITAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL DA FAPEMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 23/06/2022

Na UFMA, as portas do mundo se abrem não só para os alunos, mas também para os docentes. Um exemplo disso é o professor Thiago Lima, do Colégio Universitário (Colun), que foi contemplado no edital “Professor Cidadão do Mundo”, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O docente foi o único da UFMA a ser selecionado para desenvolver um projeto de metodologias ativas educacionais para o ensino básico. Dentro do cronograma, está incluso o treinamento pedagógico em uma universidade portuguesa.

Thiago, que faz parte do quadro de professores permanentes do ensino básico no Colun, foi aprovado com o projeto intitulado “Metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais: desenvolvendo a consciência histórica no ensino básico”. “Desde que tomei posse e iniciei meu trabalho na escola, venho trabalhando com projetos voltados para a área de inclusão e acessibilidade e para o fortalecimento do ensino de história, com base em questões ligadas ao ensino de história e cultura afro-brasileira”, detalhou.

O programa Professor Cidadão do Mundo é promovido pela Fapema e pelo Governo do Maranhão e tem por objetivo estimular a mobilidade docente entre professores da educação básica e da educação profissional e tecnológica do Maranhão, das redes municipal, estadual e federal. Nesta edição, foram contemplados 48 professores da educação básica, divididos em dois cursos, o primeiro a ser ofertado pela Universidade de Coimbra, intitulado “Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais”, com uma turma de 27 professores; e o segundo com 21 docentes, contemplados com o curso de “Robótica”, na Universidade do Porto.

O professor do Colun, contemplado no primeiro curso, fará parte de um cronograma dividido em três etapas: a primeira fase foi iniciada no dia 1º de junho, de maneira remota; a segunda será presencial entre os dias 1º e 29 de julho; e a terceira será a aplicação do projeto de Thiago no Colégio Universitário, com acompanhamento remoto dos professores da Universidade de Coimbra.

Lima comentou os primeiros sentimentos após o resultado final do edital da Fapema. ”Inicialmente fiquei bastante apreensivo com a ideia, pois de fato não esperava ser selecionado, mas agora, com as etapas se concretizando, estou bastante feliz e com muita expectativa de poder realizar a especialização e contribuir com o Colun e com a UFMA”, afirmou.

Fonte: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/docente-do-colegio-universitario-e-aprovado-em-edital-de-mobilidade-internacional-da-fapema

Texto: UFMA
Última alteração em: 23/06/2022 15:19