COLUN PRODUZ DOCUMENTOS QUE APRESENTAM DIRETRIZES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 22/10/2020

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão – COLUN/UFMA, por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEE) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), produziu os documentos intitulados “DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO COLUN EM TEMPOS DE PANDEMIA” e “DIRETRIZES PEDAGÓGICAS ESPECÍFICAS PARA O ATENDIMENTO DAS SINGULARIDADES DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO COLUN/UFMA EM TEMPOS DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS“, que apresentam as orientações específicas para o desenvolvimento do trabalho junto aos alunos público-alvo da Educação Especial matriculados no Colégio, diante do atual contexto.

As referidas Diretrizes buscam responder aos novos desafios impostos pelo atual momento vivenciado por toda a comunidade escolar. O primeiro documento contempla  5 (cinco) segmentos da escola (estudantes PAEE; pais/ e ou responsáveis; docentes do ensino comum; Divisão Técnica Pedagógica – DTP e estagiários dos cursos de licenciaturas da UFMA).

Para cada segmento, propõem-se atividades assíncronas e síncronas. As primeiras consistem no desenvolvimento de atividades que não acontecem em tempo simultâneo entre as pessoas envolvidas. Quanto às síncronas, essas consistem na participação em tempo real/simultâneo entre os participantes, que serão acompanhadas e orientadas pelos professores do AEE.

No segundo documento são apresentadas algumas diretrizes pedagógicas específicas direcionadas aos professores e professoras do ensino comum, cujo objetivo é contribuir para o planejamento das atividades voltadas a esse segmento e para a elaboração/realização de adequações curriculares, quando necessárias, considerando o atendimento das singularidades dos estudantes público-alvo da Educação Especial do Colégio. Essas diretrizes foram organizadas em gerais e específicas: as primeiras visam atender, em linhas gerais, a todas as categorias dos estudantes PAEE atendidos pelo NAPNEE/AEE do COLUN/UFMA; e as específicas tratam de sinalizações para deficiências ou altas habilidades de forma direcionada.

Em tempo de perdas, mudanças e incertezas, contraditoriamente se compreende que é possível que esse momento seja constituído por oportunidades de aprendizagem colaborativa entre os profissionais da educação e destes com seus alunos e pais.

As indicações contidas nos documentos não se constituem em “fórmulas mágicas” ou “receitas prontas”, mas, recomendações que podem inspirar a criação de oportunidades de aprendizagens para os estudantes público-alvo da educação especial – PAEE, em consonância com o novo Projeto Pedagógico Transdisciplinar do Colégio denominado “FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE PANDEMIA: “A HUMANIDADE SOMOS NÓS”.

O Professor Dr. Paulo Roberto de Jesus Silva, coordenador do NAPNEE, explica que “a equipe da Educação Especial do COLUN/UFMA, diante dos novos contextos e desafios, ousou (re)inventar o AEE, na perspetiva de assegurar condições mínimas para inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial, de modo que ninguém fique para trás”. A Professora Esp. Ana Zilda Cabral destaca que “As diretrizes elaboradas pelos docentes do AEE do COLUN se configuram em um importante e valioso documento para a efetivação da política de educação inclusiva no Colégio nesse tempo de pandemia, assegurando aos alunos público-alvo da Educação Especial a participação no processo ensino e aprendizagem, ainda que de forma remota”.

O NAPNEE informa ainda que as diretrizes poderão ser flexibilizadas e aprimoradas conforme a avaliação realizada pelos profissionais do AEE, ouvidos os segmentos envolvidos, no decorrer das ações desenvolvidas.

FAÇA CÓPIA DOS DOCUMENTOS AQUI!

• Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado  -
  • Diretrizes Pedagógicas Específicas Para o Atendimento das Singularidades dos Estudantes Público-alvo da Educação Especial do COLUN/UFMA em Tempos de Atividades Não Presenciais

Texto: CC
Fonte: COLUN