Delegação do COLUN-UFMA participa da 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 22/10/2019

BELO HORIZONTE – A VII Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – FEBRAT, evento científico que promove a divulgação de trabalhos desenvolvidos por estudantes da educação básica, profissional e tecnológica sob a orientação de docentes de diferentes áreas de conhecimento, ocorre, este ano, na cidade de Belo Horizonte de 21 a 23 de outubro. O tema da edição deste ano é: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja realização é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para o evento de 2019, o COLUN-UFMA teve oito propostas aprovadas, formando uma delegação de 13 integrantes (4 professores e 9 estudantes do ensino médio). Os trabalhos são fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do colégio, algumas com financiamento de órgãos de fomento com bolsas. Tantas aprovações evidenciam a relevância do Colégio Universitário, ratificando seu protagonismo como escola que constrói conhecimento com base nas premissas do ensino, da pesquisa e da extensão.

De acordo com o diretor do COLUN, Janilson Alves Viegas, “o envolvimento de estudantes, docentes e técnicos em eventos como a FEBRAT traz como recompensa a aprovação de projetos e o reconhecimento social do colégio como formador de cidadãos que prepara seus estudantes para os desafios do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Animada com a oportunidade de representar o COLUN diante de representantes de todo o país, a estudante e participante da delegação Thalita Soares Ribeiro afirma que estar na FEBRAT ajuda no “aperfeiçoamento pessoal, conhecimento de novas culturas e dá visibilidade àquilo que é tão bem orientado e desenvolvido no Colégio Universitário da UFMA, pois os docentes e estudantes produzem conhecimento sério e comprometido com a sociedade”.

Trabalhos do COLUN aprovados na FEBRAT 2019

1. Medidas Municipais para a erradicação da peste bubônica em São Luís do Maranhão (1904)

Orientador: Professor Raimundo Inácio Souza Araújo

Bolsista: Ivan Victor da Silva e Silva

2. Identidade em trânsito: a redefinição das práticas pedagógicas do Colégio Universitário (COLUN-UFMA) no início dos anos 1980

Orientador: Professor Raimundo Inácio Souza Araújo

Bolsistas: Alysson Sousa Lopes e Isaac Dias Mota

3. Expressividades populares maranhenses na escola

Orientador: Professor Micael Carvalho

Bolsista: Amadeu Henrique Neves Saldanha

4. Abo System: Jogo educativo para o ensino do sistema sanguíneo humano

Orientador: Professor Márcio Feres Leite

Bolsista: Jéssica Maria Martins Moreira

5. Folha Informativa do COLUN: protagonismo e mídias digitais no Colégio Universitário-UFMA

Orientadora: Professora Ana Caroline Pires Miranda

Bolsista: Lizyanne Gomes Marinho

6.Intervenções Artísticas no COLUN: educação, diversidade e desenvolvimento.

Orientadora: Professora Beatriz de Jesus Sousa

Bolsista: Lucas Ramos Gomes

7. Biblioteca digital da baixada maranhense: uma coletânea de acervos para a preservação da memória e da história.

Orientador: Professor Nélio Guilhon

Bolsista: Thalisson Fonseca França

8. O teatro no espaço escolar: narrativas sobre o processo de ensino e aprendizagem no Colégio Universitário – UFMA

Orientador: Professor Jorge Milton

Resumo: Thalita Cristina Soares Ribeiro

Histórico de conquistas do COLUN-UFMA

Colégio Universitário da UFMA tem participado da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas desde 2013, recebendo diversas premiações. Em 2013, o trabalho intitulado "Aplicação de Materiais de Baixo Custo na Remoção de Substâncias Poluentes Presentes em Sistemas Aquosos, utilizando a Técnica da Adsorção", único representante do Estado do Maranhão na edição, orientado pelo professor José Alberto Pestana e desenvolvido pelos estudantes Daniel David e Saymam de Freitas, recebeu o prêmio de melhor trabalho do evento.

Em 2016, a professora Beatriz de Jesus Sousa e a aluna Beatriz da Silva Ferreira receberam a premiação de melhor stand apresentado na feira pelo trabalho intitulado "A Produção Artesanal no Município de Pinheiro".

Em 2018, os estudantes Ana Vitória, Israelly Fernandes, Joelen Nunes, Nathália Micenas e Arthur Santos, sob orientação do professor Thiago Lima, receberam o prêmio de melhor trabalho do evento, na categoria B- Humanas com o projeto "Produção de Mapas 3D: inclusão de alunos com deficiência visual a partir de recursos didáticos sensoriais."

Lugar: Belo Horizonte
Texto: MARCELO PEREIRA DA SILVA