Marcos Fábio Belo Matos, docente do Câmpus de Imperatriz, é nomeado vice-reitor da UFMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

Marcos Fábio Belo Matos, docente do Câmpus de Imperatriz, é nomeado vice-reitor da UFMA

Publicado em: 26/11/2019

SÃO LUÍS – Nesta terça-feira, 26, o reitor Natalino Salgado nomeou Marcos Fábio Belo Matos para o cargo de vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão.  Ele é professor dos cursos de Pedagogia e de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, da UFMA, em Imperatriz. Por meio de suas redes sociais, o professor anunciou a indicação como uma vitória do continente. “Fizemos história: é a primeira vez que um professor do continente ocupa uma vice-reitoria. Sigamos juntos. Essa vitória é nossa”.

Marcos Fábio era um dos três nomes da lista tríplice após o processo de consulta prévia na Universidade, quando alcançou a terceira posição. A lista foi ratificada pelo Colégio Eleitoral Especial. Com base na lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995, que dá o direito ao reitor de nomear qualquer um dos nomes para ocupar o cargo, o docente do Câmpus de Imperatriz foi escolhido para o segundo mais importante cargo da instituição.

“Como escolhido, recebo com tranquilidade e responsabilidade este desafio. E tudo farei para ocupá-lo com o máximo de competência e compromisso com a UFMA. Fiz uma campanha limpa, proativa e que valorizava a integração como o grande desafio que precisamos, hoje, transpor, para que a UFMA seja melhor. Melhor para todos e todas que a compõem. Agradeço aos colegas da UFMA, da capital e do interior, que comigo lutaram para eu entrar na lista e comigo batalham, todos os dias, para termos uma educação superior pública e de qualidade”, escreveu em suas redes sociais.

Marcos Fábio Belo Matos é membro da Academia Imperatrizense de Letras e tornou-se licenciado em Língua Portuguesa pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão em 1997 e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão no mesmo ano. É especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Atenas Maranhense (2004), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Câmpus de Araraquara, 2010) e pós-doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Antes de assumir o cargo de vice-reitor, foi diretor do Câmpus de Imperatriz, além de professor adjunto IV dos cursos de Jornalismo e Pedagogia da UFMA, Câmpus de Imperatriz. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Laboratório de Produção de Texto, Redação Jornalística, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Redação, História da Imprensa, Produção de Jornais, História do Cinema, História da Educação, Educomunicação e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa.

O vice-reitor será também o diretor da Diretoria de Comunicação da UFMA.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Luciano Santos
Última alteração em: 27/11/2019 10:04

Fim do conteúdo da sessão