Conheça um pouco mais sobre o Portal de Periódicos da UFMA (e sobre como ele pode ajudar você) Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 03/07/2019

SÃO LUÍS – Periódicos, em uma definição bem simples, consistem em ambientes digitais que reúnem as revistas e publicações produzidas em determinada instituição. A Universidade Federal do Maranhão conta, desde 2010, com um portal de periódicos que reúne 24 revistas científicas em acesso aberto, ou seja, que não precisam de cadastro prévio ou pagamento de taxa alguma: podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer hora do dia por meio da internet.

Além de facilitar o acesso aos trabalhos acadêmicos, por sua vez, os periódicos são uma alternativa barata para a publicação, com a digitalização. Para receberem a importante atribuição de “técnico e científico”, os periódicos da UFMA passam por uma série de normas nacionais e internacionais que lhes atribuem tais características, uma vez que existe uma série de critérios e metodologias presentes nestas publicações.

A partir desse setor que reúne tantas informações, a 293ª sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), na última sexta, 28, institucionalizou o Portal de Periódicos, mesmo estando em funcionamento há nove anos. Era como se, nas palavras da bibliotecária Luilda Ribeiro Silveira, do Núcleo Integrado de Bibliotecas da UFMA (NIB), “a criança tivesse nascido, mas não tivesse uma certidão”.

O Portal de Periódicos é de responsabilidade do NIB, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Publicações da UFMA a partir de 2010 — ou até mesmo antes, de acordo com a atualização de edições passadas das revistas em suas respectivas páginas — podem ser acessadas por meio do portal. Um exemplo disso são as revistas de Políticas Públicas da Instituição, que existem desde 1995 e cujas edições estão todas disponíveis nos periódicos por meio da digitalização do material impresso.

Navegar nos periódicos é velejar nas referências

As bibliotecárias do NIB Luilda Ribeiro Silveira e Sueni Oliveira Mendes e a diretora do Núcleo, Maria de Fátima, afirmam que o acesso aos periódicos estimula os discentes a buscarem referências não apenas para a realização de trabalhos e artigos científicos, mas até mesmo para o cotidiano. Luilda Ribeiro Silveira assim definiu o porquê de os periódicos serem essenciais para as atividades acadêmicas.

“Os periódicos eletrônicos estão em uma espécie de duas pontas, no início e no fim da comunicação científica e da produção acadêmica. Eles são um motor, um substrato para que a pessoa desenvolva o processo de conhecimento do material de estudo no início e a definição de quando quer publicar esse material, na outra ponta, no fim. O grande pecado da educação, tanto no ensino superior quanto no ensino básico, é que muitas instituições não preparam o aluno para que ele pesquise e tenha competência de buscar informação”, completou.

E o que o aluno acha dos Periódicos da UFMA?

O aluno João Miguel da Silva, do 2º período de Matemática, aproveitou a manhã de terça-feira para estudar na Biblioteca da Cidade Universitária e declarou achar pertinentes as atribuições dos Periódicos, assim como a sua importância na produção de trabalhos acadêmicos. “É a possibilidade de você ter o conteúdo disponibilizado em qualquer lugar e que pode ser acessado de forma on-line, sem a necessidade de a pessoa precisar se deslocar”, opinou.

Ficou interessado? Acesse o portal de periódicos da UFMA!

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante