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Pesquisas em Andamento

2016 - Atual: Experimentação e autorregulação no ensino de ciências em escolas da cidade de Codó-Maranhão: revelando crenças e conflitos entre o saber científico e a aprendizagem significativa.
Descrição: O ensino de ciências naturais deve promover situações-problemas, levando o aluno a construir e se apropriar de linguagem cientifica, no sentido de saber ler, interpretar o mundo a partir do manejo das leis e teorias científicas, e saiba propor soluções raciocinando cientificamente, além de identificar aspectos históricos, epistemológicos, sociais e culturais das ciências no seu cotidiano (CHASSOT, 2003; DA ROSA, 2003). Neste sentido, a experimentação, enquanto prática inerente às ciências da natureza e de elemento constitutivo de possibilidade ativa do alunado, pode ser um investimento de tempo e energia, que promova efetivamente a aprendizagem de conceitos científicos a partir do aprofundamento da natureza do fenômeno estudado (GALIAZZI, 2001). Nesta ótica, o presente trabalho tem por objetivo investigar processos de ensino aprendizagem na área de ciências da natureza, buscando revelar um panorama das metodologias utilizadas por professores de ciências do Ensino Fundamental (segunda etapa) de escolas do campo da cidade de Codó ? Maranhão e intervir com proposição de construção de atividades diferenciadas de experimentação contextualizadas e interdisciplinares ? na forma de unidades de ensino experimental, bem como, acompanhar a construção da aprendizagem significativa dentro do contexto peculiar da comunidade escolar. A metodologia aplicada seguirá uma abordagem de pesquisa qualitativa e se edificará por meio de atividades colaborativas entre Escola-Universidade, portanto estruturada com ações de pesquisa científica, análise, planejamento, ensaio prático investigativo e implementação de ações pedagógicos-cientifico experimentais-culturais e proposição de material pedagógico a ser aplicado no âmbito escolar. O projeto além de estreitar relação universidade-escola e disseminar a postura de professores pesquisadores de sua própria prática, vislumbra também desperta a vocação científica em alunos de pós-graduação e os talentos potenciais entre estudantes de graduação, através da prática de técnicas e métodos científicos.
Coordenador(a): Profa. Clara Virgínia Vieira Carvalho de Oliveira Marques.

 2015 - Atual: Taxonomia e Anatomia de espécies vegetais ocorrentes no Município de Codó-MA.
Descrição: Inventariar as espécies vegetais Bryophyta, Pteridophyta e Magnoliophyta ocorrentes na região do município de Codó - MA, para implementação de coleção biológica e confecção laminário histológico.
Coordenador: Prof. Eduardo Oliveira Silva.
 
2016 - Atual: GÊNERO E DIVERSIDADE NAS ESCOLAS: formação de professoras/es para prática educativa em direitos humanos

O projeto de pesquisa está alinhado as preocupações da Coordenação da Licenciatura em Pedagogia Campus Codó de prover junto às instanciais municipais e estaduais as demandas de formação continuada de professoras/es. A pesquisa é parte inicial do mapeamento das demandas locais e regionais, junto às temáticas por nossa pesquisa oferecidas, sequencialmente, este projeto de pesquisa será fonte de produção extensionista e de materiais didáticos para a abordagem escolar, assim será a base científica para promoção de atividades extensionista juntos às licenciaturas do campus da UFMA/Codó. Aproximando a relação entre as demandas das secretarias de educação da Região dos Cocais e seus 17 municípios, para assim, desenvolver parcerias, de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da formação continuada. Principalmente, no tocante as questões de gênero, diversidade sexual e étnico racial. Financiamento: UFMA/PROAES/Foco Acadêmico (PIBIC/2016/2017).

Coordenadora: Dra. Franciele Monique Scopetc dos Santos – Integrante: Layla Monique Carneiro dos Santos (Pedagogia 2015.2)

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