Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Observatório do Turismo é destaque no levantamento de informações turísticas

Publicado em: 18/04/2018

SÃO LUÍS - Por identificar uma falta de dados estatísticos sobre o turismo no Maranhão e o déficit na periodicidade dessas informações, surgiu, em 2016, o Observatório do Turismo do Maranhão, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e à Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão (SECTUR-MA), com o objetivo de suprir essa carência de informações.

O Observatório é coordenado pelo professor Saulo Ribeiro dos Santos (UFMA), e por Thais Mendes Pinheiro, representando a SECTUR-MA, com a participação de pesquisadores discentes da UFMA, UEMA e FACAM.

De acordo com o coordenador, desde 2016, o observatório já realizou 14 pesquisas de campo, com a participação de mais de 2 mil turistas, nas cidades de São Luís, Alcântara, Barreirinhas, Tutoia e Carolina. Essas informações, de acordo com o coordenador, devem basear o direcionamento de políticas públicas para o turismo no estado. “A partir desses dados, a gente pode compreender a visão dos turistas, suas necessidades, além de orientar o Estado e o Município na promoção de políticas de planejamento turístico”.

As pesquisas buscam o levantamento de informações acerca da demanda turística, para saber traçar o perfil dos turistas que visitam o estado, sobre a reputação on-line nos sites Tripadvisor e Booking, para analisar a avaliação dos meios de hospedagens e dos atrativos turísticos e pesquisas a respeito da taxa de ocupação da rede hoteleira de São Luís.

Esse levantamento foi realizado ao longo de 2017, em períodos considerados de alta e baixa temporada, além de feriados. Todas as informações foram reunidas em uma publicação, disponível no site da SECTUR/MA.

Entre as principais informações levantadas, o lazer, mais especificamente a praia, foi um dos principais motivos que motivou os turistas a virem a São Luís, representando um percentual de 38,61%, seguidos do que tinham como interesse a cultura/patrimônio (24,57%).

Em 2018, os trabalhos continuam, com destaque para a formação de novas parcerias, firmadas a partir do reconhecimento da importância dos trabalhos já desenvolvidos pelo observatório. “Este ano, fizemos uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e com a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (SETUR), que perceberam a importância e a necessidade das pesquisas do turismo na capital”, destacou Saulo.

Ainda segundo ele, o Observatório do Turismo do Maranhão tem a importância de aproximar os acadêmicos das demandas do mercado, baseado no contato com os turistas e suas necessidades. “A participação do aluno em um observatório garante a ele o contato com o mercado, no sentido de ouvir a opinião do turista, de entender a sua necessidade, a sua demanda e os seus interesses”, lembrou.

Para este ano ainda, o Observatório do Turismo do Maranhão vai realizar uma pesquisa para atualização do inventário turístico para a área gastronômica, e será dada continuidade à pesquisa no aeroporto de São Luís, para saber o nível de satisfação dos usuários que passam pelo local para chegar ou deixar a capital.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Marcus Elicius
Última alteração em: 19/04/2018 15:19

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

27/11/2020

20:33

Projetos do PET Conexões aliam criatividade e ação social com participação de docentes e alunos   SÃO LUÍS - O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Câmpus de Imperatriz foi criado em 2010 e...

27/11/2020

20:13

Inscrições para o I Encontro sobre Atendimento Educacional Especializado vão até o dia 30   SÃO LUÍS - O primeiro Encontro Nacional sobre Atendimento Educacional Especializado (I Enaee), realizado pelo Colégio de Aplicação da Universidade...

27/11/2020

19:18

Departamento de Saúde realizará lançamento de agenda sobre estratégias de prevenção ao HIV   SÃO LUÍS - O Departamento de Saúde Pública (DSP) da UFMA, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de...

27/11/2020

18:51

Estão abertas as inscrições para o Semic e Semiti 2020   São Luís – Estão abertas, até o dia 4 de dezembro, as inscrições para os Seminários de Iniciação Científica (Semic)...

27/11/2020

17:53

PPGDSE prorroga prazo de inscrições no processo seletivo da turma de mestrado 2021.1 SÃO LUÍS - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE-UFMA) prorrogou o prazo para inscrição no processo...
Fim do conteúdo da sessão