Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Reitora da UFMA e presidente do Iphan vistoriam obras dos palácios Cristo Rei e das Lágrimas

Publicado em: 16/03/2018

SÃO LUÍS - A reitora Nair Portela, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bógea, e o presidente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, vistoriaram, na manhã desta sexta-feira, 16, o andamento das obras do Palácio Cristo Rei e do Palácio das Lágrimas, financiadas pelo programa PAC Cidades Históricas. Ambos os prédios estão localizados no Centro Histórico de São Luís.

O Palácio Cristo Rei, que já abrigou a reitoria da UFMA, segue nas etapas finais de reforma e revitalização, contando com lugares adaptados para receber exposições de arte e um auditório com cerca de 90 lugares. A entrega está prevista para ocorrer ainda este ano. Quanto ao Palácio das Lágrimas, que já foi casa dos cursos de Farmácia e Odontologia da UFMA, terá suas obras retomadas, com espaço para apresentações culturais e um amplo auditório.

A presidente do Iphan citou as obras já entregues por meio da parceria entre o Instituto e a Universidade, como o Palacete Gentil Braga, a Fábrica Santa Amélia e, mais recentemente, o casarão sede do Programa de Pós-Graduação em Direito. Ela ainda destacou a importância dessa união entre a UFMA e o IPHAN para resgatar a história não apenas da Universidade, como da própria cidade.

“Hoje é um momento muito especial. Todas essas obras que a UFMA está realizando em parceria com o Iphan, no Centro Histórico de São Luís, que é um patrimônio Mundial, alia a responsabilidade do Instituto de proteger o patrimônio com a responsabilidade social da Universidade, que, junto com o Iphan, está realizando um trabalho muito sério para colocar cursos e atividades acadêmicas de volta ao Centro Histórico”, pontuou.

A reitora demonstrou otimismo no processo de conclusão das obras e no cumprimento dos prazos de entrega: “Estamos avaliando o andamento das obras, em uma análise que é tanto técnica quanto de gestão. E nós estamos muito satisfeitos porque estamos com os recursos garantidos para a continuidade da obra. A empresa está preocupada em cumprir os seus prazos, e, com o seguimento da obra, podemos cumprir todas as etapas e finalizar as obras no prazo estipulado”.

O Palácio Cristo Rei

Situado na Praça Gonçalves Dias, nº 351, o Palácio Cristo Rei tem valor arquitetônico característico dos modelos pertencentes ao século XIX da cidade de São Luís. No gradil central, consta o ano de 1838, data provável de sua construção, e o responsável pela obra foi Manuel José da Silva Pugão, conforme apontam documentos históricos.

Sede do Acerbispado até 1953, quando recebeu a denominação que traz até hoje, o imóvel foi cedido, posteriormente, à Fundação Paulo Ramos para abrigar a Faculdade de Filosofia do Estado do Maranhão, formando bacharéis e licenciados em História, Geografia, Letras e Filosofia. Em outubro de 1991, o prédio quase foi destruído por um incêndio. A reforma que está sendo finalizada é a mais completa desde então.

O Palácio das Lágrimas

É um prédio com três pavimentos. Situado no Centro de São Luís, na frente da Igreja de São João. Tem como ano de construção os anos de 1920 e 1921, na gestão de Urbano Santos da Costa.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Ramayana Mendes
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 16/03/2018 17:52

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

13/07/2020

19:22

DCom tv: Saiba como fazer um vídeo para a comissão de heteroidentificação da UFMA São Luís - A Pró-Reitoria de Ensino fez um tutorial para explicar como os candidatos aprovados no Sisu 2020.2 devem...

13/07/2020

15:25

Segunda do Português: "Pontuação - II" Pontuação II Nesta segunda-feira, vamos abordar os casos em que se deve utilizar vírgula antes da conjunção “e”.   1º Caso Observe o seguinte...

13/07/2020

12:19

Grupo de Estudo e Pesquisa Filosofia Social e Teoria Crítica promove evento multidisciplinar SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira, 13, tem início o Contextos – Ciclo de Webinários com temas multidisciplinares e interdisciplinares. O...

10/07/2020

19:00

DCOM RÁDIO - Educação e informação mediadas pela biblioteconomia, com Cenidalva Teixeira SÃO LUÍS - Educação e informação mediadas pela biblioteconomia em tempos de infodemia e pandemia A professora Dra. Cenidalva Teixeira,...

10/07/2020

17:50

Crianças internadas no HU-UFMA recebem reforço escolar mesmo em período de pandemia da covid-19 SÃO LUÍS - Uma internação influencia bastante na vida escolar de uma criança. A rotina de estudos é substituída por...
Fim do conteúdo da sessão