Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Sede histórica de Direito da UFMA é reinaugurada no ano do centenário do curso

Publicado em: 16/03/2018

SÃO LUÍS – Ocorreu, na noite de quinta-feira, 15, a reinauguração do antigo Fórum Universitário Fernando Perdigão, que agora abriga o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão. Criado na segunda metade do século XVIII, o prédio é parte importante da história da Universidade e integra o conjunto arquitetônico do estado.

Melhorias

Com a reforma, o casarão, que tem uma área total de 1.133 m², ganhou um sistema de climatização inteligente, subcobertura que assegura maior segurança no período chuvoso, salas de convenções e auditório com capacidade para 90 lugares e ainda uma biblioteca com aproximadamente 10 mil títulos.

Avanço da pesquisa em Direito

O coordenador do PPGDIR, Paulo Roberto, explicou como será feita a utilização do prédio. “Atualmente o PPGDIR oferece o mestrado, mas, com a nova estrutura, poderemos oferecer tranquilamente especializações e, com o avanço do programa, o doutorado. Nossos alunos darão continuidade às pesquisas junto com os professores, contribuindo, assim, com o avanço da pesquisa em direito no estado do Maranhão e no Brasil que tragam estratégias para a solução dos problemas das desigualdades sociais que tenham alguma relação com o direito”, explicou.

Celebração ao centenário do curso de Direito

A Reitora Nair Portela lembrou que a inauguração ocorre em um momento especial de festividades pelo centenário do Curso de Direito. “É com muita alegria que nós, nessa feliz coincidência, entregamos para a sociedade um prédio de grande valor histórico. Um prédio preparado e muito bem-estruturado para atender às demandas da pós-graduação, revitalizando o Centro, contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade tão querida”, comemorou.

Financiamento da obra

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, contou que esta é uma das várias obras que já foram ou serão entregues em parceria com a UFMA. As obras de restauração e requalificação do antigo Fórum Universitário foram financiadas com recursos do programa do Governo Federal “Agora, é Avançar”, com a finalidade de promover a revitalização do Centro Histórico de São Luís, Patrimônio da Humanidade.

“A ideia do programa é trazer a universidade para o Centro Histórico. A UFMA nasceu aqui e, posteriormente, no período da ditadura, foi incorporada ao modelo dos câmpus isolados das cidades. Retomamos o projeto do arquiteto Viana de Lima, da Unesco, que, nos anos 70, já sugeria essa intervenção. Agora, com esse projeto, a Universidade retorna para o prédio, porque essa também é a função social da Universidade: agregar esforços pela proteção do patrimônio, que é mundial”, declarou.

Saiba mais

Da segunda metade do século XVIII, data provável de sua construção, o imóvel pertenceu, até o ano de 1924, ao professor e poeta Inácio Xavier de Carvalho. Nesse mesmo ano, o Governo do Maranhão adquiriu o prédio, que foi ampliado e passou a ser sede da Faculdade de Direito do Maranhão, até 1976. Na segunda metade da década de 1970, foi acrescido um novo pavimento ao sobrado, e, de 1977 a 1995, foi Sede Administrativa da UFMA. Desde 1996, o espaço abrigava o Fórum Universitário e agora sedia o Programa de Pós-Graduação de Direito da UFMA.

O programa “Agora, é Avançar”

O programa “Agora, é Avançar” é um projeto do Governo Federal focado na retomada de obras em todo o país, a fim de oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. Até o fim de 2018, o programa pretende concluir 7 mil empreendimentos, incluindo obras de infraestrutura logística, energética, defesa social e urbana, envolvendo todos os ministérios setoriais. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, também integra o Avançar, com a previsão de investimentos em 61 ações destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Ramayana Mendes
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Marcus Elicius
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Suellen Sullivan
Última alteração em: 16/03/2018 14:53

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

10/08/2020

19:02

“EaD para Você” promeverá webinário sobre ensino remoto para estudantes com deficiência SÃO LUÍS – Na quarta-feira, 12, o projeto “EaD para Você”, promovido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte),...

10/08/2020

18:53

Acadêmicos da UFMA desenvolvem jogo educacional para melhorar interação em sala de aula SÃO LUÍS - A edição mais recente do programa “Rádio Ciência”, da Rádio Universidade FM 106.9, que foi ao ar...

10/08/2020

18:12

Professora do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz organiza curso sobre parlamento digital IMPERATRIZ - O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) lançará o primeiro curso on-line sobre Parlamento...

10/08/2020

15:25

Segunda do Português: "Comentar" e "Implicar" 1. Comentar As associações linguísticas são normalmente utilizadas quando se tem dúvida sobre alguma estrutura. Por isso é que, com a...

10/08/2020

11:28

Proen divulga edital específico para a lista de espera da UFMA SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Ensino divulgou, nessa segunda-feira, 3, o edital que Regulamenta os prazos e procedimentos específicos...
Fim do conteúdo da sessão