Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Reinauguração do Palacete Gentil Braga: uma celebração do passado e presente da cultura maranhense

Publicado em: 22/10/2017

SÃO LUÍS – Séculos de cultura e história maranhense foram resgatados com a reinauguração do Palacete Gentil Braga, realizado nessa sexta-feira, dia 20. Após reforma iniciada em 2015, o prédio foi entregue com mudanças que atribuíram modernidade à estrutura, mas mantendo os aspectos históricos do palacete. E, para celebrar a entrega da obra, uma programação especial apresentou a mesma atmosfera de relação entre o passado e o presente do Maranhão, por meio de diversas apresentações artísticas que trouxeram muita poesia, teatro e música.

Iniciando a noite, grandes figuras históricas do estado, como o próprio Gentil Braga, a baronesa de Grajaú, Ana Jansen e Catarina Mina, foram apresentadas aos presentes por meio da encenação de jovens atores convidados pela organização do evento. Já a poesia esteve representada por Raimunda Frazão, que declamou um trecho do poema “Gentil Braga em cordel”. A música também teve espaço, com uma apresentação no jardim do Palacete e apresentação do coral da UFMA, que teve direito a pedidos de bis.

Também foi aberta a exposição Entrelaços, que reúne obras de 20 artistas maranhenses e voltará a ficar aberta ao público a partir do dia 30. Segundo a diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), Fernanda Pinheiro, Entrelaços é uma exposição com grande significado para a história do Palacete. “Cada um dos artistas selecionados possui uma relação afetiva com o Palacete Gentil Braga. São pessoas que começaram a carreira neste local. Temos aqui um espaço voltado para a cultura e para a classe artística. A ideia é que, a partir de agora, ele esteja sempre ativo, oferecendo para a comunidade um espaço para expor, trazer teatro, poesia e muito mais”, confirmou.

Comemorando mais um marco dos 51 anos da UFMA, a reitora Nair Portela falou que a entrega desta obra é um justo e merecido presente para a cidade de São Luís e para a Universidade. “É uma noite de alegria e de conquista. Este equipamento cultural, voltado para a população maranhense e que tem grande importância histórica, agora está totalmente revitalizado. É emocionante”, afirmou.

O superintendente do Iphan, Maurício Itapary, disse também que, para complementar a obra, já foi assinado o documento que aprova a revitalização do entorno do Palacete Gentil Braga, incluindo a Praça Deodoro e a Praça do Pantheon. “Esta obra ficará mais bonita ainda, porque toda a área em volta dela será restaurada”, destacou.

Além de acolher as diferentes expressões da arte maranhense contemporânea, o espaço também homenageia grandes nomes do passado do estado em cada um de seus espaços. Além de receber o nome do poeta Gentil Braga, o palacete também conta com a galeria Antônio Almeida, a sala de arquivo e pesquisas José Chagas, as salas Maia Ramos e João Mohana, além do mais novo espaço construído durante a reforma: o cineteatro Aldo Leite, em homenagem ao ator, diretor, dramaturgo e professor da UFMA, que faleceu no ano passado.

Prestigiando a reinauguração, o ator e diretor teatral Domingos Tourinho elogiou o empenho dos envolvidos em revitalizar o espaço e disse que o palacete estava fazendo falta. “Quem transita nessa área sabe a importância de um equipamento cultural como esse, que supre várias necessidades nas atividades artísticas. Estou duplamente feliz, pela inauguração e pela homenagem ao nosso companheiro e mestre Aldo Leite, um grande amigo, com quem tive o prazer de trabalhar”, relembrou.

Com mais uma obra entregue, as expectativas são de que o trabalho não pare, pois o Iphan tem mais quatro obras em execução em parceria com a UFMA: o Palácio Cristo Rei, o Palácio das Lágrimas, o Fórum Universitário e o prédio do antigo Sioge. Segundo Itapary, a previsão é de entrega de mais dois prédios reformados ainda este ano.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Mallú Ferreira
Última alteração em: 23/10/2017 13:53

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

10/08/2020

19:02

“EaD para Você” promeverá webinário sobre ensino remoto para estudantes com deficiência SÃO LUÍS – Na quarta-feira, 12, o projeto “EaD para Você”, promovido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte),...

10/08/2020

18:53

Acadêmicos da UFMA desenvolvem jogo educacional para melhorar interação em sala de aula SÃO LUÍS - A edição mais recente do programa “Rádio Ciência”, da Rádio Universidade FM 106.9, que foi ao ar...

10/08/2020

18:12

Professora do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz organiza curso sobre parlamento digital IMPERATRIZ - O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) lançará o primeiro curso on-line sobre Parlamento...

10/08/2020

15:25

Segunda do Português: "Comentar" e "Implicar" 1. Comentar As associações linguísticas são normalmente utilizadas quando se tem dúvida sobre alguma estrutura. Por isso é que, com a...

10/08/2020

11:28

Proen divulga edital específico para a lista de espera da UFMA SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Ensino divulgou, nessa segunda-feira, 3, o edital que Regulamenta os prazos e procedimentos específicos...
Fim do conteúdo da sessão