Outubro rosa - A prevenção é o melhor remédio Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Outubro rosa - A prevenção é o melhor remédio

Publicado em: 08/10/2020

O câncer de mama, se diagnosticado ainda no início, tem 93% de chances de cura. Por isso, é muito importante realizar as consultas e os exames de prevenção, que podem detectar o tumor mesmo antes dos primeiros sinais da doença. Além disso, algumas atitudes podem ajudar a impedir o aparecimento desse tipo de câncer. Pensando nisso, separamos 4 dicas para prevenir o câncer de mama.

1. Tenha uma boa alimentação
Uma alimentação balanceada e completa contribui para uma saúde em perfeito estado e ainda auxilia no controle do peso evitando a obesidade. O sobrepeso é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, principalmente após a menopausa.

2. Movimente-se!
Exercícios físicos são muito importantes para uma boa saúde e para evitar uma série de doenças, inclusive o câncer de mama. Como falamos no item acima, a obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Junte o sobrepeso ao sedentarismo e a conta pode não fechar. Por isso, mexa-se! Nosso corpo não foi feito para ficar parado.

3. Mamografia anual
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Sociedades Brasileiras de Cancerologia e Mastologia orientam que toda mulher depois dos 40 anos precisa fazer o exame de mamografia todos os anos. O importante é seguir a orientação do seu médico e fazer a mamografia regularmente. O exame é essencial para o diagnóstico precoce e quanto mais cedo for o diagnóstico melhor.

4. Se toque, faça o autoexame
O autoexame das mamas NÃO basta para diagnosticar precocemente o câncer de mama, pois não apresenta eficácia para a detecção do tumor. Mas ele é importante para que você conheça o seu corpo e saiba o que é normal e o que não é em suas mamas. Sendo assim, fique atenta a qualquer tipo de mudança e fale com seu médico imediatamente se notar qualquer alteração.

O autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Durante o autoexame você deve procurar pelas seguintes características:

- Deformações ou alterações no formato das mamas;
- Abaulamentos ou retrações;
- Feridas ao redor dos mamilos;
- Caroços nas mamas ou axilas;
- Secreções pelos mamilos.

A Divisão de Qualidade de Vida/CASS/PROGEP apoia a Campanha do Outubro Rosa.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Última alteração em: 12/10/2020 17:46

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

30/01/2023

10:00

Inscrições abertas para os Cursos de Capacitação – 2023.1  A Pro-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento, informa aos servidores técnico-administrativos e docentes...

12/12/2022

09:00

Abertas as inscrições para instrutoria interna dos cursos de capacitação – 2023.1 A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento, informa que estão abertas as inscrições...

22/11/2022

10:00

Portaria define expediente de órgãos federais durante jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022 A Portaria ME Nº 9.763, de 9 de novembro de 2022, estabeleceu as orientações aos órgãos e entidades integrantes da...

22/11/2022

10:00

Orientações quanto ao cadastro de atestado médico no SOUGOV Considerando o aumento no registro de casos de COVID-19 ao longo das últimas semanas, conforme a Nota Técnica nº 16,...
Fim do conteúdo da sessão