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Atribuições do Departamento de Desenvolvimento de Graduação (DEDEG)

    I. Direcionar o planejamento, a execução e avaliação das políticas de graduação sob a responsabilidade dos setores administrativos vinculados ao Departamento;
    II. Coordenar as elaborações de minutas de normas acadêmicas sobre temas do ensino de graduação relacionados ao setor;
    III. Acompanhar o Procurador Educacional Institucional na abertura de processos, no sistema e-MEC, com vistas à autorização de funcionamento, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação;
    IV. Controlar a elaboração e aplicação de normas para avaliação do ensino, bem como acompanhar os instrumentos de avaliação instituídos pelo Ministério da Educação (MEC);
    V. Acompanhar os relatórios e os indicadores de avaliação dos cursos de graduação divulgados periodicamente pelo MEC;
    VI. Formular políticas de aperfeiçoamento docente, visando a permanente capacitação pedagógica;
    VII. Promover políticas que consolidem a articulação da graduação com a educação básica;
    VIII. Promover políticas de consolidação das licenciaturas;
    IX. Formular, acompanhar e avaliar, junto à COGEST, as diretrizes e políticas de estágio da UFMA;
    X. Supervisionar a base de dados sobre a situação docente, cursos de graduação (projetos acadêmicos, implantação, estruturas didáticas e laboratoriais, avaliações, estágios, etc.), monitorias e outros;
    XI. Participar de reuniões sobre projetos de cursos de graduação;
    XII. Contribuir no assessoramento de projetos de cursos de graduação;
    XIII. Acompanhar a reestruturação pedagógica dos cursos de graduação;
    XIV. Participar da elaboração de critérios para a distribuição de vagas de docente
    (quadro efetivo, professores visitantes e professores substitutos);
    XV. Analisar pedidos de abertura de vagas para concursos e processos seletivos;
    XVI. Presidir o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Educação Tutorial (CLAA/PET) e apoiar administrativamente os grupos PET,
    representando-os institucionalmente junto ao MEC, como Interlocutor/a do Programa;
    XVII. Planejar, coordenar, acompanhar e avaliar o Programa de Monitoria;
    XVIII. Planejar, coordenar, acompanhar e avaliar os Programas Especiais sob a
    responsabilidade do Departamento;
    XIX. Supervisionar e controlar a frequência, férias e afastamento dos servidores lotados no Departamento;
    XX. Realizar audiências sobre temas da graduação com estudantes, docentes, técnicos administrativos, chefes de departamento, coordenadores de curso e diretores de unidade acadêmicas;
    XXI. Realizar audiências com visitantes externos e institucionais para tratar de temas da graduação;
    XXII. Sistematizar o relatório dos diversos setores relacionados;
    XXIII. Participar de reuniões da Administração Superior mediante convocação para tratar de temas diversos ou convite de Conselhos de Unidade Acadêmica, Assembleias Departamentais ou Colegiados de Curso para prestar informações ou divulgar políticas de ensino de graduação.

    Fonte: Portaria Normativa Nº 1-PROEN/UFMA, de 12 de Agosto de 2013.

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