Projeto: Do Nosso Jeito Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto: Do Nosso Jeito

    SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), lançou o projeto "Do nosso jeito", que é um programa de extensão de fluxo contínuo, pertencente a uma ação emergencial da Universidade. O objetivo é oferecer uma programação multicultural por meio de lives no Instagram e em outras mídias sociais, com apresentações musicais, performances artificiais, oficinas e palestras de profissionais ligados à arte e à cultura.

    O projeto, que foi iniciado ontem, 5 de maio, prestou uma homenagem ao professor Luiz Roberto de Souza, conhecido como Pazzini, do Departamento de Artes Cênicas, que faleceu no dia 29 de abril. A programação é feita de forma 100% digital e on-line, pelo Instagram @Cultura.UFMA, com lives diárias às 18h, com a participação de músicos maranhenses e lives semanais, com um conteúdo bem amplo, entre música, teatro, entre outros. Em entrevista à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura, contou os detalhes do Projeto. Confira:

    DCom: Como surgiu a ideia do projeto e qual o objetivo dele?

    Zefinha Bentivi: A UFMA vem sendo protagonista em ações de combate à Covid-19. Esta pandemia não tem só consequências físicas. Ela mexe, principalmente, com os estados emocionais e culturais das pessoas. Seguindo essa orientação, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais, vem realizando ações que visam atender à comunidade, tanto no âmbito das questões práticas, como geração de trabalho e renda, como no âmbito cultural. O projeto “Do Nosso Jeito” é a contribuição da UFMA para estes tempos difíceis. O talento maranhense vai chegar à nossa casa, alimentar nosso espírito. Parodiando a música, a gente não quer só comida, a gente quer — e merece — diversão e arte, do jeito maranhense, do nosso jeito.

    DCom: De que modo o projeto será feito?

    ZB: O projeto será realizado por meio de duas ações, todas via web. Diariamente, teremos uma live com músicos maranhenses de todos os estilos, do clássico ao popular, sempre às 18h. Serão lives de curta duração só para deixar mais leve "a boca da noite". Semanalmente, teremos outras lives de duração maior, com os talentos maranhenses em todas as expressões: música, pintura, performances teatrais, entre outras.

    DCom: O que este projeto de extensão abrange?

    ZB: Este projeto, além de ter a função de ajudar a comunidade a viver melhor neste momento difícil, busca valorizar os nossos talentos, a cultura maranhense, melhorar a identificação do maranhense com sua cultura. Sabemos que a cultura não tem limites, nem pátria, ela sobrevive a muitas e diversificadas fronteiras, mas a cultura também nos coloca no mundo de um modo particular, nos faz universais, mas também singulares. Somos únicos nesse sentido e é essa maranhensidade que pretendemos alcançar e reafirmar com o projeto “Do Nosso Jeito".

    DCom: A quem é destinado o programa?

    Z.B: Como estamos em rede, o público que pode nos acessar está no Maranhão, no Brasil e no mundo, mas buscamos, especificamente, interagir com o maranhense, daí o nome do projeto: “Do Nosso Jeito”, do jeito maranhense de ser e de estar no mundo. 

    Acesse o instagram @Cultura.UFMA

    Fim do conteúdo da página