PROGRAMAS, BOLSAS E AUXÍLIOS Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PROGRAMAS, BOLSAS E AUXÍLIOS

    Programa de Moradia Estudantil: ofertado aos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de outros municípios, estados e/ou países, através de duas modalidades:

    Residência Universitária - consiste em conceder vaga em uma das Unidades Habitacionais da UFMA;

    Prestação Pecuniária – auxílio financeiro para subsidiar as despesas com moradia para estudantes dos campi do continente.

     

    Programa de Alimentação: oferecido aos estudantes que comprovarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, através de duas modalidades:

    Gratuidade no Restaurante Universitário do Campus São Luís/UFMA;

    Prestação Pecuniária – auxílio financeiro para subsidiar as despesas com alimentação para estudantes dos campi do continente.


    Programa Bolsa Permanência UFMA: auxílio financeiro aos(às) estudantes comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica para custear despesas escolares, através da modalidade:

    Administrativa - para estudantes que cumprem horário acadêmico parcial, sendo inseridos em atividades administrativas nos setores da UFMA.

     

    Programa Bolsa Permanência MEC: concessão de auxílio financeiro através de duas modalidades:

    Estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica -vinculados aos cursos de graduação com carga horária total igual ou superior a 5 horas diárias. (Novas inscrições suspensas.)

    Estudante indígena ou quilombola - não há restrição de carga horária, curso ou perfil socioeconômico.


    Auxílio Acadêmico Odontologia: auxílio financeiro aos estudantes do Curso de Odontologia – Campus São Luís para subsidiar a aquisição de materiais e/ou equipamentos acadêmicos específicos.

     O processo seletivo para Bolsa Permanência/UFMA, Bolsa Permanência/MECAuxílio Moradia EstudantilAuxílio AlimentaçãoAuxílio Acadêmico/Curso de Odontologia é feito por meio de Edital, e para inscrição é necessário o preenchendo do formulário de inscrição e do cadastro socioeconômico. Todas as declarações se encontram aqui e devem ser entregues no DAE.

     


    Projeto Curso de Estudos de Idiomas (CEI): oferta de curso básico em uma língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês) com ênfase na conversação e de curso de nivelamento em Língua Portuguesa da Vertente Brasileira para alunos estrangeiros. O processo seletivo é feito por meio de edital.

     

    Programa de Atendimento Psicológico: assistência psicológica ao estudante, visando minimizar as dificuldades inerentes à vida universitária, abrangendo os vários aspectos de suas escolhas: profissionais, emocionais e sociais.

     

    Auxílio Participação em Eventos Acadêmico-Científicos: apoio à participação de discentes com trabalho aprovado, em eventos externos à UFMA, em atividades de intercâmbio acadêmico, científico, tecnológico e cultural de abrangência nacional.

     

     

    Para mais informações envie um e-mail

    para dpae.proaes@ufma.com ou ligue para (98) 3272-8622/8623/8663

     

    Fim do conteúdo da página