Prêmio Mérito Científico Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Prêmio Mérito Científico

    PPPG realiza Prêmios Mérito Científico - Enxoval, Tese e Dissertação, e Pró-Publicação

    A homenageada nesta edição de 2014 foi a professora Rosane Meireles Nassar Guerra

     

     

    SÃO LUÍS – Por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Universidade Federal do Maranhão realizou, a solenidade do Prêmio Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva - Enxoval e Pró-Publicação, Tese e Dissertação, no Auditório Central Castelo Branco. A homenageada nesta edição de 2014 foi a professora doutora Rosane Meireles Nassar Guerra.

    Estiveram presentes na solenidade a homenageada, Rosane Guerra; os pesquisadores premiados nos editais Enxoval, Pró-Publicação, Tese e Dissertação; o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho; o presidente do Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali), Manoel Messias Ferreira Junior; o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Oswaldo Saavedra; a diretora do Departamento de Pós-Graduação, Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco; e o diretor do Departamento de Pesquisa, Alexandre César Moniz de Oliveira.

    O presidente do Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali), Manoel Messias Ferreira Junior, avisou, na ocasião, que o mérito é a palavra mágica e inimiga do corporativismo, como forma de introdução da solenidade. Para ele, a criação do Proquali se justifica pela elevação da qualidade e melhoria de indicadores da UFMA, principalmente o conceito dos cursos.

    Para o reitor Natalino Salgado,  em suas palavras, "é bom reconhecer o esforço e trabalho quando alguém merece. Desta forma, Rosane Meireles Nassar Guerra é merecidamente homenageada, pela forma transparente que ela conduziu a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico no Maranhão (Fapema)”, disse.

    O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho, apresentou um slide sobre o ‘Crescimento com Qualidade e Desafios para uma Nova UFMA’. Ele apresentou os dados que mostram o crescimento da UFMA em termos de ensino, pesquisa e extensão de 2007 a 2014. Esses dados mostram que, em 2007, a UFMA tinha 90% dos cursos com conceito 3, e, atualmente, esse número diminuiu para 50%, o que mostra que mais de 40% dos cursos agora estão com conceito superior a três.

    De acordo com a homenageada do evento, Rosane Guerra, em uma ocasião como o Prêmio, é difícil evitar falar dos caminhos percorridos durante a trajetória, o que justifica o agradecimento a todas as pessoas que participaram e contribuíram ao seu sucesso profissional durante seus trinta anos de sua carreira na UFMA. Ela conta que recebeu esta homenagem com uma mistura de “alegria e orgulho”, nas suas palavras.

    Para o premiado na categoria Mérito Científico, Cesar Augusto Castro, os professores devem se manter unidos para que este prêmio continue na próxima gestão da UFMA. Igor Gastal Grill, outro premiado também na mesma categoria, disse que “este prêmio é um trabalho em conjunto de uma equipe”.

    Saiba mais

    O Prêmio Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva foi criado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), com o objetivo de premiar pesquisadores da  Universidade Federal do Maranhão que se destacaram pela relevante produção científica nas grandes áreas do conhecimento e por suas contribuições à Ciência e à Tecnologia.

    O Comitê Assessor do Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA (Proquali) selecionou os docentes que receberam a premiação e um auxílio-pesquisa para desenvolvimento dos seus projetos.

    O Prêmio Mérito Científico é dado aos docentes que tiveram maior produtividade científica nos últimos dois anos. Nesta categoria, os professores receberam como premiação um troféu e um auxílio financeiro para investir mais em suas pesquisas.

    Na categoria Enxoval, foram premiados professores recém-doutores e recém-contratados, com um certificado correspondente, notebook, impressora e uma bolsa de iniciação científica para um aluno de graduação no grupo de pesquisa que este professor coordena. 

    Na categoria Tese e Dissertação, foram premiados discentes e seus orientandos com um auxílio-pesquisa. E na categoria Pró-Publicação, os premiados receberam auxílio-pesquisa correspondente às suas publicações científicas realizadas em 2014.

     

    Fim do conteúdo da página