Revista Cadernos de Pesquisa Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Revista Cadernos de Pesquisa

    A revista Cadernos de Pesquisa – RCP é uma publicação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da UFMA, criada em 1985, com o objetivo de divulgar pesquisas realizadas por professores e alunos de Programas de Pós-Graduação desta Instituição e de outras IES do país. No entanto, devido a alguns percalços, a editoração da revista foi interrompida no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2008. E a partir de janeiro de 2009, foi reiniciada a editoração da RCP com um novo Conselho Editorial, estabelecendo, assim, um novo perfil político-filosófico editorial das publicações. Daí em diante, a revista atualizou o Regimento Interno e as Normas de Publicação, objetivando a divulgação de trabalhos científicos, inéditos e multidisciplinares, assim como informações julgadas relevantes, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.

    A primeira edição da revista foi na gestão do Reitor José Maria Cabral Marques, tendo como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação o professor Jerônimo Pinheiro e como Coordenadora Geral de Pós-Graduação e Pesquisa, a professora Myrthes Barbosa Frota Pinheiro. A revista foi elaborada pela Divisão de Informação para Pesquisa, composta pelas servidoras Maria das Graças Pereira Jansen de Mello e Roza Maria dos Santos, com o apoio da Subcoordenação de Pesquisa.

    Em 2009, quando foi reiniciada a editoração da revista, sob a coordenação do professor Cláudio Zannoni, na gestão do Reitor Natalino Salgado Filho e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Fernando Carvalho Silva, tendo como Diretora do Departamento de Pós-Graduação a professora Tereza Cristina Rodrigues dos Santos Franco, como Diretora do Departamento de Pesquisa a professora Gilza Maria Piedade Prazeres e como Diretor da Divisão de Divulgação e Acompanhamento de Projetos, o senhor Francisco Silva Santos.

    Em maio de 2010, por decisão da Comissão Editorial, a RCP passou a fazer parte da base de Periódicos Eletrônicos da UFMA e, até 2012, era reproduzida em formato impresso e eletrônico, publicando trabalhos científicos, inéditos e multidisciplinares de qualquer área do conhecimento. De 2012 a 2013, a professora Mônica Teresa Costa Sousa teve uma importante atuação e compromisso como editora da revista.

    Atualmente, a revista é a única no Norte e Nordeste com qualis A1, na área de Educação e, diante dessa nova fase, a Comissão Editorial da revista resolveu mantê-la apenas em formato eletrônico (ISSN: 2178-2229), disponibilizando os trabalhos no Portal de Periódicos da UFMA.

    Nesta nova fase, a RCP continua se destinando à publicação de trabalhos científicos, inéditos multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, visando possibilitar o intercâmbio científico e institucional.

    A RCP possui Comissão Editorial, Conselho Editorial e Corpo de Pareceristas formados por pesquisadores e pesquisadoras nacionais, de todas as regiões do Brasil. A revista também possui um Corpo de Pareceristas internacionais do México, Portugal, Ítália, Espanha e Estados Unidos, de diferentes instituições e altamente qualificados.

    COMISSÃO EDITORIAL

    CONSELHO EDITORIAL

    REVISÃO DE PORTUGUÊS

    REVISÃO DAS TRADUÇÕES PARA O INGLÊS

    REVISÃO DAS TRADUÇÕES PARA O ESPANHOL

    REVISÃO DE NORMALIZAÇÃO

    ASSISTENTE EDITORIAL 

    EDITORAÇÃO ELETRÔNICA E CAPA


    Para acessar a Revista - Clique aqui


      Portuguese     English

    Fim do conteúdo da página