Diretores e Coordenadores da Ageufma debatem implementação do novo Portal da Agência Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Diretores e Coordenadores da Ageufma debatem implementação do novo Portal da Agência

Publicado em: 11/05/2022

Por Lucio Silva de Jesus

A Pró-reitoria Ageufma, em parceria com a Superintendência de Tecnologia e Sistemas, está desenvolvendo seu novo Portal de forma colaborativa, com diretores, coordenadores, chefes de divisões e a assessoria de imprensa da Pró-reitoria. O website acompanha as tendências e orientações do Governo Federal, no que tange à acessibilidade e usabilidade, com o objetivo de dar mais segurança e facilidade de acesso ao usuário do site. O lançamento do novo site está previsto para até o final de maio de 2022.

Entre as novidades do Portal, a instalação de um componente do Google para tradução total dos textos, com isso, facilitando a leitura multilinguística em mais de cem idiomas. Outras novidades são o autocontraste e o VLibras (aplicativo que transforma textos em gestos e expressões faciais da Língua Brasileira de Sinais).

Especificações técnicas

O Portal conta com um menu principal no topo. O menu foi feito em formato drop-down: trata-se de um elemento suspenso, semelhante a uma lista, que permite que o usuário, ao arrastar o mouse sobre o menu, escolha um botão em uma lista de opções. Quando o menu drop-down está inativo, ele esconde as opções do menu, economizando espaço na tela.

Uma lista de banners divulgará eventos científicos e demandas de mais visibilidade da Agência, como Editais PIBIC/PIBITI, Editais de Empreendedorismo e Inovação etc. O Hall de Notícias conta com uma notícia em destaque e outras quatro gerais, empilhadas de forma responsiva, ou seja, ajustada aos mais variados tamanhos de tela.

Abaixo do hall de notícias, os principais serviços mais procurados pela comunidade universitária no que tange à pesquisa, pós-graduação, empreendedorismo, inovação e internacionalização. Estarão presentes links úteis de serviços e demandas importantes como reconhecimento de diplomas, listas de programas e cursos stricto e lato sensu, parcerias e acordos de mobilidade internacional, conselho de ética em pesquisa e outros.

Uma novidade importante é a nova disposição de organização dos editais. Agora, um mesmo edital de abertura e seus trâmites como retificações, resultados parciais, convocações etc, estarão juntos e organizados em uma só página. Isso se repete para outros editais, ou seja, cada processo seletivo terá sua página, contendo as demais publicações do mesmo processo seletivo (retificações, resultados etc).

A página inicial finaliza com a inserção de um vídeo institucional e o podcast Ciência em Pauta, da Ageufma, além dos links úteis e links das redes sociais da Agência.

Páginas das Diretorias, Coordenações e Divisões estão disponíveis com informações como contatos, servidores, horários de funcionamento, além  de informações sobre os objetivos e funções de cada setor da Agência.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Universidade Federal do Maranhão
Texto: LUCIO SILVA
Última alteração em: 11/05/2022 16:07

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão