UFMA Empreendedora: instituições colaboram com compromisso da UFMA no desenvolvimento do empreendedorismo Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA Empreendedora: instituições colaboram com compromisso da UFMA no desenvolvimento do empreendedorismo

Publicado em: 01/12/2021

É com o objetivo de promover e valorizar o empreendedorismo inovador, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento dessas competências na universidade, que a UFMA em união com o Sistema Fiema, o Sebrae, as Fundações Sousândrade e Josué Montello, além dos Conselhos de Economia e Administração, lançaram na tarde  de ontem, 30, o Programa UFMA EMPREENDEDORA. A solenidade foi organizada e promovida pela Diretoria de Empreendedorismo e ocorreu no Google Meet com transmissão para o YouTube da Ageufma.

A construção do Programa, assim como seu evento de lançamento, mostraram forte interesse de entidades, associações, conselhos e fundações, reunindo, na mesa de abertura, representantes de organizações importantes, como o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-MA, Raimundo Coelho; das presidentes das Fundações Sousândrade e Josué Montello, Profa. Dra. Evangelina Martins e Profa. Dra. Maria de Jesus Jorge; dos presidentes dos Conselhos Regionais de Economia e de Administração, João Carlos Souza e Jayson Flanklin; do Diretor Científico da Fapema, Prof. Dr. João Batista Bottentuit; do Secretário Adjunto da SECTI-MA, Prof. Dr. Nivaldo Muniz, além da vice-presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, Profa. Dra. Rose Mary Almeida.

O Programa lançado, de acordo com o Diretor de Empreendedorismo da AGEUFMA, Prof. Dr. Walter Nunes, possui forte ligação com diversos setores produtivos, governos e instituições do terceiro setor, facilitando a aplicação prática do conhecimento em empreendedorismo desenvolvido na Universidade. “Universidades Empreendedoras, como a UFMA, são instituições que possuem incorporadas em sua missão o protagonismo na consolidação do ecossistema empreendedor de sua região”, relata.

O Programa faz parte do projeto da gestão Natalino Salgado 2019-2023, que criou um ambiente baseado em escutas à comunidade acadêmica de toda a UFMA, por meio do Pacto pela UFMA, que objetivou mapear a situação da instituição e projetar novos rumos que possam garantir destaque em todos os indicadores de qualidade universitários, inclusive o empreendedorismo.

Para o reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado, o Programa foi pensado a partir de um trabalho coletivo desenvolvido durante o Pacto. “Quando estávamos elaborando nosso plano de governo, fizemos um trabalho coletivo que nasceu de um grande movimento na nossa universidade. Nós estávamos trabalhando a possibilidade de termos uma pró-reitoria que pudesse unir o ensino, a pesquisa, a extensão, a internacionalização e um quinto eixo, estratégico e de bastante relevância, que é o empreendedorismo”, destacou, em sua fala de abertura.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-MA, Raimundo Coelho, corroborou, na abertura do evento, com a parceria da UFMA no decorrer da construção do Programa. “Para nós, do Sebrae, este evento tem um significado muito relevante, porque é papel do Sebrae desenvolver o empreendedorismo”, destacou o presidente.

Durante sua fala, apresentou questões importantes como a necessidade de agregar parceiros que possam trazer para a Universidade um conhecimento prático, uma visão e uma cultura empreendedora. “Estamos levando conhecimento, essa cultura de empreender, essa visão. Nós estamos levando para dentro da universidade. É lá que estão os jovens. Os jovens que desejamos que sejam os futuros empreendedores”, reforçou.

O Programa contempla cinco subprogramas, que permitirão fomentar as diversas vertentes do empreendedorismo junto à comunidade acadêmica e social. Os cinco subprogramas são: Educação Empreendedora; Startup UFMA; Empresas Juniores; UFMA criativa e Parque Tecnológico. Esses, em conjunto, possuem objetivos bem definidos e, em geral, pretendem desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades empreendedoras em todos os níveis (ensino médio e técnico, graduação, pós-graduação, docentes e técnicos administrativos).

“Se a gente olhar no retrovisor, nós vamos ver que antes dessa política de empreendedorismo, de ação empreendedora, estávamos preparando pessoas para conquistar os melhores empregos oferecidos por grandes empresas, negócios e o serviço público, no entanto, chegou a hora da gente preparar jovens para gerar empregos e renda”, finalizou o presidente do Sebrae, Raimundo Coelho.

Os cinco subprogramas objetivam, também, incentivar e fomentar a criação de empresas de base tecnológica e social por meio da pré-incubação, incubação, aceleração e graduação de empresas na UFMA; incentivar a criação e expansão de Empresas Juniores e formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar municípios, o Estado e o Brasil; promover o intraempreendedorismo na universidade e estabelecer parcerias com o governo, empresas, instituições de ensino e pesquisa para a implantação ou adesão de um Parque Tecnológico.

Para o pró-reitor da Ageufma, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, este é um momento importante “porque estamos lançando um programa ambicioso, que trata de todas as vertentes do empreendedorismo e que irá consolidar essa área na instituição e fora dela. O empreendedorismo é um quinto eixo, junto com a pesquisa, o ensino, a extensão e a internacionalização”, afirma o pró-reitor.

Fernando Carvalho destaca, ainda, que é necessário que o empreendedorismo esteja dentro da universidade para formar alunos, professores e técnicos administrativos. “Vamos conduzir vários subprogramas que pretendem dar habilidades aos nossos alunos. Precisamos mostrar para eles que com mais essa formação, eles terão mais possibilidades no mercado”, finalizou.

O reitor da UFMA finalizou suas considerações destacando que a relação da UFMA com a área produtiva, permite trabalhar no estabelecimento de um plano de ações para mudar a vida das pessoas na comunidade, por meio do empreendedorismo. “Durante a pandemia, com o trabalho coletivo nos Conselhos, buscamos tecnologias, criamos uma diretoria de tecnologias educacionais, com novos sistemas, fortalecemos T.I. e, ao mesmo tempo, com os cursos em EAD para sensibilizar, treinar, planejar e ofertar aos nossos professores e alunos, ferramentas que nos permitissem atravessar esse momento da pandemia. Mesmo nesse momento, a universidade continuou viva, com seus projetos, trabalhando com as comunidades, interagindo e desenvolvendo o empreendedorismo, com o Projeto Máscaras Pela Vida, por exemplo, uma ideia importante que colocamos em prática com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), sob gestão da Profa. Dra. Zefinha Bentivi. A partir da relação com empresas, criamos microempresas de produção de máscaras nas comunidades, que geraram renda para as famílias que estavam sofrendo as conseqüências da pandemia” destacou.

O encerramento da solenidade contou com a avaliação final do magnífico reitor da UFMA, que destacou que a AGEUFMA tem capacidade e produção técnica para interiorizar o empreendedorismo. “Assim como estamos interiorizando a cultura, precisamos debater com a comunidade, lideranças, empresas, prefeituras e, sobretudo, com nossos professores e alunos, para levar esse empreendedorismo como oportunidade de conhecimento, de emprego e de liberdade para essa juventude que precisa ocupar um espaço importante no mercado e fazer nosso país crescer”, encerrou o professor Natalino Salgado.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: AGEUFMA
Texto: LUCIO SILVA DE JESUS
Última alteração em: 01/12/2021 09:27

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão