Resolução moderniza e desburocratiza normas para projetos de pesquisa e inovação na UFMA Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Resolução moderniza e desburocratiza normas para projetos de pesquisa e inovação na UFMA

Publicado em: 16/04/2021

Com o objetivo de estabelecer novas regras para modernização e desburocratização do trâmite e aprovação de projetos de pesquisa e de inovação na UFMA, foi aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) a Resolução 2.187, de 05 de abril de 2021. As normas entram em vigor 30 dias após sua aprovação.

Entre as novidades, o estímulo aos projetos de inovação tecnológica, a desburocratização do financiamento de pesquisas, além da distinção entre Projeto de Pesquisa e Projeto de Inovação. Para a professora Audirene Santana, Coordenadora de Programas PIBIC e PIBITI da UFMA “essa distinção possibilitou estabelecer regimentos diferentes quanto aos trâmites processuais de submissão de projetos”, afirmou. Os Projetos de Pesquisa agora ficam a cargo da Diretoria de Pesquisa (DPIT/AGEUFMA) e os Projetos de Inovação ficam com a Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST/AGEUFMA).

Classificação de Projetos e Critérios de Submissão

Além desses avanços, novos critérios para a submissão de projetos exigirão titulação de doutorado aos pesquisadores financiados pela UFMA e, minimamente, mestrado para projetos com outras formas de custeio. “Há, ainda, a classificação deles conforme os seus proponentes: Projeto de Desenvolvimento Institucional, na ocasião de proposta feita pela UFMA e podendo haver participação de outras instituições; Projeto em Rede, quando envolver várias instituições de ensino interessadas; e Projeto Individual, para aqueles que são submetidos por pesquisadores da UFMA e envolverem somente essa instituição”, acrescenta a Profa. Dra. Audirene Santana.

Novas formas de financiamento de pesquisas

Vale lembrar que a última resolução foi a de 2012 e a nova atualização pretende aproximar a Universidade de novas formas de financiamento. Os projetos de pesquisa e de inovação, agora, poderão ser financiados por agências de fomento federais, estaduais ou municipais e também incentivados por empresas públicas ou privadas, organizações de terceiro setor nacionais e internacionais.

Para o professor dr. Francisco Navarro, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFMA, a modernização da resolução é satisfatória, considerando que proporciona maior mobilidade para os pesquisadores desenvolverem seus projetos. “Além do financiamento da universidade, das agências de fomento, teremos maior facilidade para atrair empresas para o financiamento. Isso é muito importante para aproximarmos a universidade das empresas e da sociedade”, destacou o professor.

A Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Teresa Cristina dos Santos Franco também comentou as novas possibilidades com a aprovação da nova resolução.

Ela traz aspectos mais ágeis para os projetos de inovação, de forma a torná-los mais voltados para atender as nessecidades da sociedade dando uma maior aplicabilidade dessas pesquisas feitas na UFMA
Acrescentou a Profa. Dra. Teresa Cristina
Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da AGEUFMA 

Projetos de Pesquisa Ativos (2020)

A UFMA possui, atualmente, 656 projetos de pesquisa aprovados (DPIT 2020) e a nova resolução atenderá, também, os novos projetos que estão fase de cadastramento para 2021. Confira a evolução do quadro quantitativo de projetos na UFMA:


Outra alteração foi a modernização para a prestação de contas com a Universidade. Os relatórios devem ser apresentados em formulário eletrônico específico, com destaque à produção científica e às orientações associadas ao projeto. Além disso, os pesquisadores orientadores de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) serão, obrigatoriamente, avaliadores dos projetos de pesquisa e inovação. 

Para ter acesso à RESOLUÇÃO Nº 2.187-CONSEPE, 05 de abril de 2021, por favor, clique aqui. Para mais informações entre em contato com Diretoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (DPIT), da AGEUFMA, no e-mail: ageufma.dpit@ufma.br ou no telefone: 98 3272-8711.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização
Texto: LUCIO SILVA DE JESUS
Fonte: Diretoria de Pesquisa e Docentes da UFMA
Última alteração em: 16/04/2021 14:46

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão