Abertura do Programa de Pré-Incubação da UFMA conta com a participação da SECTI, FIEMA, FAPEMA E SEBRAE Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Abertura do Programa de Pré-Incubação da UFMA conta com a participação da SECTI, FIEMA, FAPEMA E SEBRAE

Publicado em: 13/04/2021

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que ocorreu na tarde desta segunda-feira (12), a solenidade de abertura do Programa de Pré-incubação de Empresas e Negócios Inovadores da UFMA, através da plataforma Google Meet, com a participação do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho; o Pró-reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho silva; o Diretor da Diretoria de Empreendedorismo (DEMP), Prof. Dr. Walter Nunes; o Secretário da SECTI/MA, Prof. Dr. Davi Telles; o Representante da FIEMA, Luíz Fernando Coimbra Rener- Representante do Presidente da FIEMA, Edilson Baldez; o Diretor Técnico do SEBRAE, Mauro Borralho de Andrade, e o Diretor Científico da FAPEMA, Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior.

Na solenidade ocorreu a palestra do CEO E-SIG Software e Consultoria em TI, Gleydson Lima, que trabalha há 20 anos com Software e foi o principal inventor do Sistema Acadêmico SIGAA/SIG, utilizado hoje por 40 Universidades e Institutos Federais do Brasil, e da solução SIGeduc, usada por mais de 1 milhão de alunos na educação pública.

Em sua palestra “Da Universidade para todo o Brasil: A história do grupo ESIG”, Gleydson Lima afirma que seu sonho era construir a melhor solução de Gestão de Universidades do Brasil, com o propósito de modernizar a Universidade Federal do Rio grande do Norte-UFRN, para transformá-la em uma referência de gestão digital. “A gente se apaixonou pelo problema, e não pela solução”, afirma Glaydson ao abordar sobre os grandes desafios de entender como a gestão de uma Universidade funcionava, a fim de fazer com que o Sistema abrangesse todos os principais setores.

O CEO destaca ainda, que, de 2008 em diante, a UFMA foi uma das primeiras Universidades que manifestou o interesse de possuir a tecnologia oferecida pelo Sistema criado. Hoje, o Grupo ESIG trabalha no gerenciamento de duas empresas, a ESIG Software e Consultoria e a Quark Tecnologia e Inovação, atendendo mais de 20 Universidades, 5 Institutos Federais, 6 órgãos de Administração Pública Direta, 40 Secretarias da Educação, 200 clínicas de saúde e 8 IES/escolas públicas.

O Programa de Pré- Incubação de Empresas e negócios Inovadores da UFMA tem como objetivo apoiar ideias com potencial empreendedor de alunos de graduação e pós-graduação da UFMA, disponibilizando ferramentas de capacitação para construção de negócios inovadores. O evento será inteiramente online e a programação acontece até o mês de junho, com workshops, oficinas, consultorias, cursos e palestras.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Mariana Pontes/Ageufma
Última alteração em: 13/04/2021 11:46

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão