UFMA e SECTI/MA firmam parceria para construção de nanossatélite para Agricultura 4.0 Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA e SECTI/MA firmam parceria para construção de nanossatélite para Agricultura 4.0

Publicado em: 25/02/2021

São Luís – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), firmou parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SECTI/MA) na última sexta-feira, 19, para construção de um nanossatélite a ser desenvolvido por pesquisadores do Curso de Engenharia Aeroespacial da Instituição. A proposta pretende atender demandas da agricultura de precisão, além de servir para o desenvolvimento de pesquisas na área de engenharia aeroespacial.

Esse projeto será coordenado, na UFMA, pelos Profs. Drs. do Curso de Engenharia Aeroespacial, Carlos Alberto Rios Brito Júnior e Luis Claúdio de Oliveira Silva, que já coordenam a construção do primeiro nanossatélite desenvolvido pela UFMA, o Aldebaran I.

O magnífico reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, destacou que essa parceria faz parte de uma série de ações para fortalecer pesquisas na área de Engenharia Aeroespacial da UFMA. "A UFMA está consolidando parcerias para implementação de uma cultura de inovação tecnológica voltada para o desenvolvimento do nosso Estado e para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de engenharia aeroespacial", afirmou.

Para o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, Davi Telles, a ideia da parceria institucional é “Criar bases no Estado com capacidade técnica e científica para desenvolver um Parque Tecnológico Aeroespacial no Maranhão”, destacou.

O Secretário esclarece, ainda, que esse projeto atende a uma demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). “Nós resolvemos atender a essa meta através de uma parceria com a UFMA, que é quem tem a expertise no Estado. Nós estamos nos colocando como parceiros e participes desse projeto na medida que a UFMA vai ser a real executora dele, já que ela detém esse conhecimento”, ressaltou o secretário.

A UFMA, representada pelo pró-reitor Fernando Carvalho, da Pró-reitoria Ageufma, apresentou, na ocasião, juntamente com os professores coordenadores da proposta, um Projeto de Viabilidade Técnica (PVT) para a construção do referido nanossatélite.

O pró-reitor destacou o importante papel desenvolvido pelos pesquisadores de Engenharia Aeroespacial, além da parceria com a SECTI/MA, FINEP e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “Com essas parcerias, a Universidade tem caminhado em passos largos para a consolidação de uma cultura de inovação científica e tecnológica, assim como para a formação de recursos humanos qualificados para atender as demandas de profissionais para o Centro Espacial de Alcântara - CEA”, finalizou o Pró-reitor.

Os nanossatélites na tendência “New Space”

Em entrevista para a Ageufma, o Prof. Dr. Luís Cláudio acrescenta que o lançamento de nanossatélites faz parte de uma tendência internacional denominada New Space. Destaca, também, que essa tendência de ordem internacional envolve o desenvolvimento de diversos equipamentos, processos e serviços para a exploração espacial. “O nanossatélite em questão faz parte de uma categoria de satélites que configura a prática do New Space, entretanto, essa tendência está relacionada a todos os serviços que são possíveis usando como meio os nanossatélites e satélites já existentes”, afirmou.

As principais características do New Space, segundo o professor, configuram os mais variados serviços desenvolvidos por pequenas e grandes empresas, organizações governamentais e educacionais, pois antes esse tipo de exploração espacial era exclusivamente comandado por multinacionais. “Grandes agências espaciais de ordem internacional comandavam esses programas espaciais. Hoje, elas continuam focadas na exploração espacial, mas na parte comercial, quem estão focadas são as outras organizações. Além disso, o nanossatelite é mais democrático, sua construção permite utilizar componentes de baixo custo se comparado com satélites maiores”, finalizou o professor.

Aplicação de Nanossatélites na Agricultura 4.0

A proposta apresentada na reunião pretende desenvolver um nanossatélite para a Agricultura 4.0, que configura o uso de TI (Tecnologia da Informação) dentro da atividade realizada pelo produtor rural e pela indústria do agronegócio. Com isso, será possível uma conexão em tempo real dos dados coletados pelas diversas tecnologias digitais, em sincronização com o nanossatélite, na busca de otimização da produção agrícola.

Com a agricultura 4.0 e a utilização do nanossatélite, o produtor rural poderá obter aumento da produtividade e da produção; monitoramento das operações agrícolas; identificação de pragas e doenças; diminuição de desperdício e redução de custos; análise da meteorologia e outras informações atmosféricas; além da sustentabilidade e diminuição de impactos no meio ambiente.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização
Texto: LUCIO SILVA/AGEUFMA
Última alteração em: 25/02/2021 16:24

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão