Implantada nesta gestão, Ageufma vai colecionando projetos inovadores e pioneiros Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Implantada nesta gestão, Ageufma vai colecionando projetos inovadores e pioneiros

Publicado em: 16/11/2020

SÃO LUÍS – Na segunda matéria da Série Gestão Um Ano, o foco serão ações inéditas da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), criada nesta gestão do reitor Natalino Salgado. Em um momento de tecnologias avançadas e globalização do conhecimento, a recém-implantada Pró-reitoria cumpre, dentro da UFMA, um papel primordial na formação de recursos humanos qualificados, disseminando o conhecimento científico e tecnológico em nível global.

“Desenvolver uma cultura empreendedora na instituição motivou o professor Natalino Salgado a inovar com esse novo modelo de gestão. Dessa maneira, nosso reitor está colocando a UFMA como protagonista do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado do Maranhão”, afirmou o diretor de empreendedorismo, Walter Nunes..

Nessa perspectiva, uma das primeiras ações da Agência foi promover a palestra “Marco Legal: Estratégia de promoção à inovação”, que discutiu com a comunidade universitária o reconhecimento de perspectivas para o desenvolvimento da pesquisa científica e da inovação na UFMA, de forma a privilegiar a transferência de tecnologias.

Sobre a difusão do conhecimento científico, a Ageufma foi mais além: lançou um Edital com o objetivo de traduzir artigos científicos e inserir produções acadêmicas desenvolvidas pelos pesquisadores dos programas de pós-graduação da UFMA no cenário internacional.

Seguindo com a motivação de promover ainda mais o intercâmbio com instituições de outros países, a Pró-reitoria estreitou os laços com a empresa privada Santander e garantiu uma bolsa de estudos para o Programa Ibero-americanas Santander, que tem por objetivo promover o intercâmbio acadêmico entre universidades do Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai; abriu o Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa do Grupo Coimbra, no qual aborda os aspectos relevantes da cultura chinesa para a compreensão do modo de pensar e agir do povo chinês, nas relações sociais e comerciais entre brasileiros e chineses e nas relações acadêmicas, científicas e comerciais entre ambos os países; lançou, ainda, o Projeto World in UFMA, definido como um programa facilitador na realização de parcerias de professores e estudantes da UFMA com professores internacionais, que constitui uma das ações de mobilidade acadêmica e de política linguística para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação tanto da Universidade quanto de outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais.

Segundo a diretora da Coordenação de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência (CMAP) da UFMA, Glória França, esse tipo de investimento possibilita parcerias entre docentes e universidades estrangeiras no surgimento de novos projetos de pesquisa e acordos.

“Buscamos propiciar uma experiência de internacionalização local para os alunos da UFMA, além de atrair um número cada vez maior de alunos internacionais, aumentando assim a visibilidade de nossa instituição”, disse França. A CMAP é um setor vinculado à Diretoria de Internacionalização da Ageufma.

Pós-graduação a todo vapor

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade e o doutorado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), capitaneado pela Fiocruz Ceará, o único doutorado, em rede, aprovado em saúde no país.

O pioneirismo não parou por aí: em parceria com o IFMA, a UFMA lançou o primeiro Programa de Pós-Graduação em Nível de Doutorado acadêmico na Área de Química do Maranhão. A proposta inédita contempla quatro áreas de concentração, que vão desde a Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Para trazer benefícios e qualificações no ensino dos estudantes maranhenses da rede pública, a Ageufma ampliou a parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Maranhão e ofertou um mestrado em educação para os servidores da rede pública estadual de ensino, possibilitando a capacitação acadêmica dos profissionais da rede pública.

Gestão um ano: Ageufma

Lançamento espacial

A missão de inovar da Ageufma foi ainda mais crucial ao guiar a parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O convênio foi bem visto pelas instituições da área aeroespacial pela amplitude de conhecimentos científicos e da estrutura que a Pró-reitoria agrega. Posteriormente, essa parceria garantiu capacitação técnica e o desenvolvimento de um projeto de nanossatélite, de propriedade brasileira, que tem por finalidade principal ser utilizado como retransmissor de sinal para auxiliar no resgate de pescadores e embarcações na região do município de Raposa, MA.

Reconhecimento da pesquisa

Na 15ª edição do Prêmio Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a UFMA foi contemplada com 15 troféus, além de um de honra ao mérito, ao professor Eduardo Bezerra de Almeida. Os vencedores em cada categoria foram conhecidos na cerimônia de premiação e, além de terem seus trabalhos e pesquisas divulgados, receberam um diploma e o troféu oficial do concurso, símbolo maior de seus méritos.

“Esse grande número de categorias às quais a UFMA foi indicada advém da potencialidade dos nossos pesquisadores. Temos grandes nomes nas diversas áreas do conhecimento, e o desenvolvimento desses trabalhos acaba trazendo esse resultado como referência de instituição de ensino, pesquisa e extensão no Estado do Maranhão”, finalizou o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho.

Editais de incubação e negócios inovadores

No dia em que a gestão completa um ano, a Pró-reitoria lançou o edital de incubação de empresas e negócios inovadores. Nesse mesmo dia, foram lançados também dois formulários que objetivam traçar o perfil de alunos empreendedores na graduação e pós-graduação.

Essas ações pretendem desenvolver uma cultura empreendedora na UFMA, pautada na educação de qualidade que possibilite aos alunos inovar no mercado empreendedor global. “O reitor está colocando a UFMA como protagonista do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado do Maranhão”, afirmou o diretor de empreendedorismo, Walter Nunes.

O professor Fernando Carvalho reforçou que a UFMA está dando atenção à reorganização de empresas juniores, e criação de startups e negócios inovadores, e a Diretoria de Empreendedorismo está trabalhando para dar segurança jurídica às ações de empreendedorismo na instituição.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Maiara Pacheco e Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 17/11/2020 09:52

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão