Reunião de Cooperação Acadêmica na Amazônia discute projetos em andamento Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Reunião de Cooperação Acadêmica na Amazônia discute projetos em andamento

Publicado em: 17/02/2020

SÃO LUÍS - Com objetivo de discutir, avaliar e planejar projetos e ações do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia), o Pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho, e a Diretora de Pós-Graduação da Ageufma, Flávia Nascimento, participaram, nessa quinta-feira, 13, na UFMA, da reunião periódica do Procad/Amazônia vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFMA.

Participaram da reunião, representantes dos Programas de Pós-graduações de Ciências da Saúde da UNIFAP e de Medicina Tropical da UFPA, assim como o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UFMA), Prof. Dr. Antônio Marcus Paes e do Vice-coordenador Prof. Dr. Paulo Vitor Soeiro, além de membros do colegiado do PPGCS/UFMA.

Os docentes apresentaram as linhas de pesquisa e os projetos em andamento que a UFMA desenvolve em conjunto com a UFPA, assim como os resultados de projetos e pesquisas desenvolvidas por alunos. A programação seguiu até a última sexta-feira, 14, na UniCeuma (Salão Nobre da Biblioteca José Sarney), com a palestra “Avaliações dos cursos de pós-graduação no Brasil”, ministrada pela Diretora de Avaliações da CAPES, Sônia Nair Báo. Às 15 horas, houve uma visita guiada aos laboratórios da UFMA (LIF, LabGeM, LEV, Laboratórios do Prédio de Pós-Graduação do CCBS), e, às 16h30, reunião de encerramento.

Sobre o PROCAD/Amazônia

O PROCAD é um programa que visa ao fortalecimento da pós-graduação na Região Norte e no Estado do Maranhão, área denominada de “Amazônia Legal”, com o apoio a projetos de pesquisa em conjuntos que construam redes de cooperação acadêmica possibilitando a utilização de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas diferentes instituições participantes, possibilitando a abordagem de novos tópicos de pesquisa e a criação de condições estimulantes ao incremento da pesquisa na Amazônia brasileira, com vistas a contribuir para a elevação da qualidade dos cursos oferecidos pelas IES daquela região.

A UFMA conta com 14 Programas de Pós-graduações participantes do PROCAD-Amazônia, entre eles estão o de Biodiversidade e Conservação, Ciência Animal – Chapadinha; de Ciência da Computação; de Ciências da Saúde; de Cultura e Sociedade; de Design; de Direito e Instituições do Sistema de Justiça; de Enfermagem; de Ensino de Ciências e Matemática; de Oceanografia; de Odontologia; de Psicologia; de Química; e o Programa Saúde do Adulto.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA
Texto: LUCIO SILVA
Última alteração em: 17/02/2020 10:11

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão