Da internet ao mundo físico: saiba o que o “WISC” está discutindo na UFMA Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Da internet ao mundo físico: saiba o que o “WISC” está discutindo na UFMA

Publicado em: 03/02/2020

São Luís - O uso tecnológico de dados para auxiliar o desenvolvimento das sociedades contemporâneas tem tido grande espaço e relevância nas pesquisas de universidades brasileiras. Vale lembrar que instituições como a USP e Mackenzie, por exemplo, possuem diversos projetos e até pós-graduações, no caso da UFRGS, que abordam a Internet Das Coisas (IoT). Esse conceito, idealizado em 1980 no Massachusetts Institute of Technology (MIT), está sendo pesquisado e desenvolvido na maioria dos centros de tecnologia, universidades e instituições científicas do Brasil. Na UFMA, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, em parceria com a PUC-Rio e a Unifesp, está promovendo um evento específico para discussão da “IoT e Smart Cityes”.

Em seu primeiro dia de programação, o Workshop Internet of Things e Smart Cities (WISC), realizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMA, traz os conceitos de Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), e Cidades Inteligentes (Smart Cities) para discussão, considerando a apresentação das principais plataformas tecnológicas que podem ser combinadas para compor a infraestrutura de softwares sobre a qual as chamadas “cidades inteligentes” poderão ser edificadas.

Com os recentes avanços tecnológicos de softwares de comunicações, por exemplo, a aplicação prática da internet ao mundo físico, serve como aparato para edificação das cidades inteligentes, fazendo com que diversas cidades passem a viver em função do que McLuhan entende por “extensão”. Para McLuhan, o telefone é a extensão dos ouvidos, os automóveis a extensão das pernas e, nesse caso, a internet das coisas, tem sido a extensão do desenvolvimento das sociedades contemporâneas, diante do suporte que as tecnologias da comunicação e informação oferecem ao encurtamento das distâncias e estreitamento das culturas e das relações sociais.

Um dos principais objetivos da (IOT) é a construção de uma rede de comunicação entre os objetos do mundo físico, através da captação de dados, para gerar conforto, produtividade, informações e praticidade em geral, atuando desde a área da saúde até o fornecimento de informações sobre o trânsito. As Cidades Inteligentes, portanto, agregam diferentes tipos de sensores, utilizados para coletar dados e gerenciar recursos e ativos eficientemente, de forma a melhorar a qualidade de vida e ofertar melhores serviços aos cidadãos.

O evento acontece de 3 a 5 de fevereiro no auditório das Pós-graduações do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias da UFMA (CCET/UFMA). O workshop é realizado como parte do projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) "Infraestrutura de Software e Aplicações de IoT para Cidades Inteligentes” que está sendo desenvolvido em parceria pela UFMA, PUC-Rio E UNIFESP. O projeto é financiado pela CAPES.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA
Texto: LUCIO SILVA
Última alteração em: 03/02/2020 17:02

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão