Pró-Reitor da AGEUFMA participa de diálogo com a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Sociais Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pró-Reitor da AGEUFMA participa de diálogo com a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Sociais

Publicado em: 08/01/2020

SÃO LUÍS - O Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, juntamente com o Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, Pró-Reitores da PROAES, Leonardo Soares; PPGT, Walber Pontes; PROEC, Zefinha Bentivi, representantes de superintendências e diretorias da UFMA, participaram nessa segunda-feira, 6, de uma reunião extraordinária com coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação e chefes de departamento do Centro de Ciências Sociais (CCSo). A iniciativa marca um novo formato de gestão na UFMA, que pretende tornar a administração ainda mais integrada com a comunidade acadêmica.

Durante a reunião, foram apresentadas as mudanças na estrutura administrativa da UFMA e as principais realizações dos primeiros 45 dias de mandato. A equipe de gestão ouviu as demandas dos dirigentes dos cursos e encaminhou soluções, como é o caso do laboratório de informática do Mestrado em Educação, reivindicado pela professora Lucinete Marques Lima. O superintendente de Informação, Sistemas e Tecnologia, Anílton Maia, disse que, nos próximos dias, o laboratório ganhará nove máquinas novas em substituição aos sete computadores antigos que remontam ao ano de 2007. Outra providência encaminhada foi a melhoria do sinal do wi-fi no CCSo.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, descreveu o encontro como um forma compartilhada voltada para o desenvolvimento integral da instituição. “Mostrar novos projetos, relatar os primeiros momentos, ouvir a todos, trocar experiências, isso é, de fato, uma gestão participativa e democrática”.  O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Pontes, ressaltou que esse tipo de evento é importante para dar transparência às mudanças. “É um processo de aprendizagem coletiva, as mudanças ocorrem e geram impactos, e nessas reuniões a gente consegue dar maior volume à informação para que os docentes possam compreender melhor esse processo”.

A iniciativa do reitor de buscar a união da comunidade acadêmica em torno de um projeto para o desenvolvimento da UFMA foi bem recebida por professores de todos os departamentos. “Desde que entrei na UFMA, não via a administração superior vir conversar com os sujeitos da Universidade, os docentes, dirigentes acadêmicos, técnicos. Planejar ouvindo, isso é fundamental para a Universidade que faz diferente e busca a excelência”, disse a professora Aurora Miranda, do Departamento de Serviço social.  

A proposta de debater os rumos da UFMA com todos os segmentos será estendida para os demais centros de ensino da Universidade em São Luís e nos demais câmpus do interior.    


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Centro de Ciências Sociais da UFMA
Texto: Decom/UFMA
Última alteração em: 08/01/2020 18:14

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

13/01/2020

10:00

BID lança desafio de incentivo à pesquisa para redução do uso do plástico "Rethink Plastics" São Luís – “Como os consumidores, as empresas e os governos da América Latina e do Caribe podem reduzir substancialmente...

10/01/2020

17:00

CNPQ e Amazon propõem edital de apoio a projetos de desenvolvimento científico e tecnológico São Luís – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Amazon Web Service – AWS...

08/01/2020

11:00

Lançado Edital FUNDECI 2019/2020 para Financiamento de Pesquisa Científica SÃO LUÍS - O Banco do Nordeste do Brasil S. A. (BNB) divulga edital que convida as instituições públicas e...

07/01/2020

15:00

AGEUFMA abre chamada interna para submissão de propostas de novos cursos de mestrado e doutorado A AGEUFMA torna pública a chamada interna Nº 01/2020, que trata sobre a submissão de Projetos para apresentação de propostas...
Fim do conteúdo da sessão