Associação entre a UFMA e IFMA garante primeiro doutorado em Química do Maranhão Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Associação entre a UFMA e IFMA garante primeiro doutorado em Química do Maranhão

Publicado em: 06/01/2020

São Luís - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teve mais um curso de Pós-Graduação aprovado. Dessa vez, um doutorado em Química, em associação com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA). A proposta inédita foi elaborada pelos dois Programas de Pós-Graduação em Química (UFMA e IFMA) e contempla quatro áreas de concentração que vão desde a Química Analítica, Físico Química, Química Inorgânica e a Química Orgânica.

Para a docente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM/UFMA), Profa. Dra. Rita de Cássia, “ambas as Instituições de Ensino Superior (IES) se fortalecem com a pesquisa científica realizada, principalmente pelos Programas de Pós Graduação, os quais buscam superar os desafios científicos e tecnológicos que surgem ao longo do caminho através da formação de recursos humanos de alta qualidade para pesquisa e inovação”, afirmou.

As IES buscam viabilizar a criação de novos Cursos de Pós-Graduação em áreas ainda não contempladas tanto na UFMA como no IFMA, bem como estimular a implantação de estruturas curriculares temáticas que permitam a formação de profissionais qualificados para atuar em áreas estratégicas interdisciplinares e multidisciplinares.

O Curso de Doutorado em Química, (CDQ/UFMA/IFMA), na forma de associação, envolve docentes de dois Programas de Pós Graduação em Química de ambas as IES e se justifica por inúmeros aspectos, inclusive o fato do Estado do Maranhão ser o único Estado da Região Nordeste que não possui um Programa de Pós-Graduação à Nível Doutorado acadêmico na Área de Química. “Foi com esse sentimento inicial que se buscou o desenvolvimento desta Proposta de Doutorado em associação, com a finalidade de agregar valores, não apenas ao Estado do Maranhão, mas também à Região Nordeste”, destacou a professora Rita de Cássia.

A formação de recursos humanos qualificados com um sólido embasamento químico para a solução de desafios científicos favorecerá o desenvolvimento regional e nacional do País de forma consolidada e responsável. A proposta também representa a oportunidade de agregar de Instituições, Programas, Docentes e Discentes que atuam na Área de Química no Estado do Maranhão e, explorar esta integração como suporte para o desenvolvimento de bases mais sólidas para a Química no Estado do Maranhão. Atualmente os dois Programas de Pós-Graduação em Química, envolvidos na proposta, atuam a nível de mestrado.

Para o professor Flávio Damos, docente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMA, a proposta “fortalece os grupos de pesquisa existentes e induz a formação de novos grupos e, desta forma, trabalha em ações que possam trazer impacto real à sociedade, como é o caso do desenvolvimento de produtos tecnológicos, incluindo patentes, seja por meio de depósitos ou licenciamentos, seja através da publicação de livros, Artigos Científicos em Periódicos de elevado impacto mundial, além de incentivar a participação efetiva do Curso proposto e dos Programas existentes em ações que gerem impacto econômico”, destacou.

O docente reforçou também que o CDQ visará também uma estreita relação com a Extensão Universitária através de Projetos Sociais, uma vez que a Pesquisa em Química está diretamente vinculada a grandes questões sociais e econômicas, tais como o meio ambiente e a saúde, afinal, as Instituições de Ensino Superior envolvidas, através de seus PDIs, também devem comunicar-se com a realidade local, regional, nacional e internacional tendo a possibilidade de renovar constantemente sua própria estrutura, currículos e ações, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do País.

A proposta conta com uma equipe de doze docentes permanentes da UFMA, sete docentes permanentes do IFMA, os quais atuam nos Cursos de Mestrado em Química da UFMA (PPGQuim/UFMA) e do IFMA (PPGQ/IFMA), respectivamente, e dois professores colaboradores (lotados na UFMA). Entre os docentes da presente proposta 6 (seis) são bolsistas de Produtividade do CNPq, sendo que cinco são bolsistas de Produtividade do CNPq, na área de Química. Dos docentes da Proposta, dois docentes são bolsistas CNPq nível 1D e três são docentes de Produtividade nível 2 e uma bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Além disso, dentre os docentes da proposta também conta-se com dois bolsistas de Produtividade da FAPEMA.

A integração entre os docentes/discentes da UFMA e IFMA envolvidos na proposta de Doutorado bem como a integração entre esses pesquisadores com outros grupos de pesquisa a nível nacional e internacional será fortalecida por meio de eventos científicos que envolvam minicursos, ciclos de seminários e palestras envolvendo assuntos comuns às linhas de pesquisas propostas para o CDQ; envolvimento entre os docentes da proposta através do compartilhamento/atuação em disciplinas comuns seja na forma presencial ou por vídeo conferência e; através de atividades de pesquisa e intercâmbios nas modalidades Nacional ou Internacional.

A proposta do CDQ no Estado do Maranhão foi construída de forma alinhada com o Planejamento Institucional tanto da UFMA como do IFMA. Os professores ressaltaram que “a proposta do CDQ foi dimensionada respeitando a possibilidade de apoio por parte das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação das Instituições envolvidas de forma que o novo Curso pretendido, através de seu corpo Docente e Discente, tenha condições de evolução”, concluíram os docentes.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA
Texto: LUCIO SILVA
Fonte: Profa. Dra. Rita de Cássia e Prof. Dr. Flávio Damos
Última alteração em: 08/01/2020 14:02

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão