Coordenadores das Pós-graduações da UFMA conhecem nova estrutura da AGEUFMA Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Coordenadores das Pós-graduações da UFMA conhecem nova estrutura da AGEUFMA

Publicado em: 05/12/2019

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), reuniu na manhã desta quarta-feira (4), no auditório Sergio Ferretti, coordenadores dos Programas de Pós-graduações da Universidade Federal do Maranhão. A reunião teve objetivo de apresentar oficialmente a nova estrutura de gestão e o novo organograma da universidade, assim como levantar as principais problemáticas enfrentadas pelos cursos.

A presença do Superintendente de Informação, Sistemas e Tecnologias da UFMA, Anilton Maia, teve objetivo de apresentar os novos suportes tecnológicos que auxiliarão os programas de pós-graduações da universidade.

Na avaliação da Vice-Coordenadora do Mestrado de Comunicação, Profa. Dra. Li-Chang Shuen, a nova estrutura irá trazer mais agilidade para os processos da pós-graduação. “Com a nova estrutura, a AGEUFMA poderá dar mais celeridade aos processos de gestão que antes a PPGI não conseguia. Principalmente com relação às novas demandas globais, que focam na inovação, empreendedorismo e vai fazer com que a pós-graduação consiga atender as necessidades que ela precisa responder, principalmente para os programas profissionais”, ressaltou.

A novidade é que o organograma mudou. Agora, foram criados cinco novos departamentos que atenderão necessidades apontadas pela Capes, considerando as demandas globais de inovação e internacionalização emergentes. O Empreendedorismo, por exemplo, passou a ser um desses setores. Na visão do professor Walter Nunes, diretor do referido departamento, a relação do empreendedorismo com a pesquisa e a inovação deverão trazer excelentes índices de qualidade para a Universidade. “É impossível pensar a desarticulação entre as áreas. Quando o empreendedorismo está fora desse ecossistema, a gente fica com dificuldade de captar ideias e recursos, que se tornarão capitais intelectuais, considerando que ideias se transformam em oportunidades, e oportunidades em negócios”, ressaltou.

Na avaliação do professor Fernando Carvalho, Pró-reitor da AGEUFMA, “a reunião esteve sensível às questões apresentadas” e reforçou que, “reuniões como essa serão frequentes com intuito de otimizar a gestão dos Programas”.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA
Texto: LUCIO SILVA
Fonte: Pablo França, Enzo Eduardo e Débora Varela
Última alteração em: 13/08/2020 14:26

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão