Ageufma promove I Simpósio de Internacionalização Acadêmica da UFMA Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Ageufma promove I Simpósio de Internacionalização Acadêmica da UFMA

Publicado em: 02/12/2019

São Luís – A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma), promoveu na manhã do dia 02 de dezembro, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH) a abertura do I Simpósio de Internacionalização Acadêmica da UFMA (SINTA). O evento tem como proposta promover o debate, junto à comunidade acadêmica, sobre os diferentes aspectos vinculados a internacionalização da Universidade, tais como mobilidade, cooperação internacional, políticas linguísticas, internacionalização da pesquisa e da produção acadêmica.

Estiveram presentes na ocasião, professores, estudantes, pesquisadores e interessados no tema. Participaram também a pró-reitora de Extensão e Cultura, profa. dra. Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, prof. dr. Leonardo Soares; o Assessor de Relações Institucionais, prof. dr. Arkley Marques Bandeira e o pró-reitor da Ageufma, prof. dr. Fernando Carvalho Silva.

Durante o evento, foi ministrada palestra com o tema “Mobilidade Acadêmica e os Programas da Bolsa DAAD”, pela Diretora substituta do Serviço Alemão de Intercambio Acadêmico no Brasil Fabíola Gerbase. Na Ocasião, a palestrante abordou sobre o programa de bolsas disponibilizada pela DAAD, que possibilita aos estudantes de graduação e pós-graduação experiência internacional de estudo e pesquisa.

Na oportunidade, Fabíola Gerbase chamou a atenção para a grande rede de contatos com os principais países parceiros que promovem a internacionalização, assim como para a estrutura financeira de internacionalização, cujos recursos para as bolsas de estudos provêm, de fundos federais de diferentes ministérios, como o Ministério Alemão de Relações Exteriores, da União Européia e de organizações e governos estrangeiros. No Brasil, os principais parceiros são a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Fabíola Gerbase ainda apresentou algumas oportunidades para os interessados em participar de programas de mobilidade na Alemanha, desde cursos intensivos de língua alemã voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, até cursos de mestrado e bolsas de doutorado.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Pablo França
Última alteração em: 02/12/2019 14:56

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

05/12/2019

17:00

Capes aprova proposta de mestrado da UFMA na área de Desenvolvimento e Meio Ambiente São Luís – Com o objetivo de formar profissionais com base multi/interdisciplinar na área das ciências ambientais, para atuarem no...

05/12/2019

16:00

CAPES aprova doutorado profissional em Saúde da Família/Renasf com vagas para a UFMA A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) aprovou, na última sexta-feira...

05/12/2019

08:00

Coordenadores das Pós-graduações da UFMA conhecem nova estrutura da AGEUFMA A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), reuniu na manhã desta quarta-feira (4), no auditório...

02/12/2019

09:00

2 de dezembro: Dia das Relações Públicas A atuação do profissional de Relações Públicas é fundamental para gerenciar a notoriedade institucional de uma organização. Frente à tamanha...
Fim do conteúdo da sessão