2 de dezembro: Dia das Relações Públicas Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

2 de dezembro: Dia das Relações Públicas

Publicado em: 02/12/2019

A atuação do profissional de Relações Públicas é fundamental para gerenciar a notoriedade institucional de uma organização. Frente à tamanha grandeza desses profissionais que são responsáveis por preservar a boa imagem de uma instituição perante seus públicos, determinou-se um dia específico para celebrar a profissão.

O Dia Nacional das Relações Públicas foi criado por meio da Lei n° 7.197,  em 14 de Junho de 1984, contudo,  é comemorada no Brasil em 02 de dezembro. A data foi instituída para homenagear o nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo, responsável pela direção do primeiro Departamento de Relações Públicas criado no Brasil, em 30 de janeiro de 1914.

O profissional tem, entre suas principais responsabilidades, no campo da comunicação, gerir a imagem institucional das organizações para qual trabalha. O RP tem por atividade fim o relacionamento entre a gestão organizacional e seus públicos. Para isso, lança mão de diversas atividades da área da comunicação e administração, desde eventos e cerimonial, jornalismo, publicidade e outras atividades. O RP pode atuar também na gestão de crises organizacionais e até nas estratégias de comunicação no ambiente digital.

Várias Universidades Federais pelo Brasil possuem o curso superior de Relações Públicas. A graduação é vinculada à área de Comunicação Social e/ou Administração. O curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, criado em 1976,  está entre os melhores do Brasil, somando a nota máxima no índice geral de cursos do Ministério da Educação. Hoje a UFMA conta com um mestrado profissional em Comunicação, que abrange a linha de pesquisa: Comunicação Institucional E Mercadológica, recebendo mestrandos da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

Nesse sentido, parabenizamos todos os profissionais de Relações Públicas do Maranhão, assim como os estudantes que ingressarão na profissão.

Gabryella Sousa

Aluna do curso de Relações Públicas/UFMA

Estagiária da Ageufma


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária
Texto: Gabryella Sousa
Fonte: Ageufma
Última alteração em: 02/12/2019 09:28

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão