2 de dezembro: Dia das Relações Públicas Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

2 de dezembro: Dia das Relações Públicas

Publicado em: 02/12/2019

A atuação do profissional de Relações Públicas é fundamental para gerenciar a notoriedade institucional de uma organização. Frente à tamanha grandeza desses profissionais que são responsáveis por preservar a boa imagem de uma instituição perante seus públicos, determinou-se um dia específico para celebrar a profissão.

O Dia Nacional das Relações Públicas foi criado por meio da Lei n° 7.197,  em 14 de Junho de 1984, contudo,  é comemorada no Brasil em 02 de dezembro. A data foi instituída para homenagear o nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo, responsável pela direção do primeiro Departamento de Relações Públicas criado no Brasil, em 30 de janeiro de 1914.

O profissional tem, entre suas principais responsabilidades, no campo da comunicação, gerir a imagem institucional das organizações para qual trabalha. O RP tem por atividade fim o relacionamento entre a gestão organizacional e seus públicos. Para isso, lança mão de diversas atividades da área da comunicação e administração, desde eventos e cerimonial, jornalismo, publicidade e outras atividades. O RP pode atuar também na gestão de crises organizacionais e até nas estratégias de comunicação no ambiente digital.

Várias Universidades Federais pelo Brasil possuem o curso superior de Relações Públicas. A graduação é vinculada à área de Comunicação Social e/ou Administração. O curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, criado em 1976,  está entre os melhores do Brasil, somando a nota máxima no índice geral de cursos do Ministério da Educação. Hoje a UFMA conta com um mestrado profissional em Comunicação, que abrange a linha de pesquisa: Comunicação Institucional E Mercadológica, recebendo mestrandos da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

Nesse sentido, parabenizamos todos os profissionais de Relações Públicas do Maranhão, assim como os estudantes que ingressarão na profissão.

Gabryella Sousa

Aluna do curso de Relações Públicas/UFMA

Estagiária da Ageufma


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária
Texto: Gabryella Sousa
Fonte: Ageufma
Última alteração em: 02/12/2019 09:28

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

05/12/2019

17:00

Capes aprova proposta de mestrado da UFMA na área de Desenvolvimento e Meio Ambiente São Luís – Com o objetivo de formar profissionais com base multi/interdisciplinar na área das ciências ambientais, para atuarem no...

05/12/2019

16:00

CAPES aprova doutorado profissional em Saúde da Família/Renasf com vagas para a UFMA A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) aprovou, na última sexta-feira...

05/12/2019

08:00

Coordenadores das Pós-graduações da UFMA conhecem nova estrutura da AGEUFMA A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), reuniu na manhã desta quarta-feira (4), no auditório...

02/12/2019

14:00

Ageufma promove I Simpósio de Internacionalização Acadêmica da UFMA São Luís – A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma), promoveu na manhã do dia...
Fim do conteúdo da sessão