Você já ouviu falar da CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS? Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

Você já ouviu falar da CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS?

Publicado em: 23/10/2018

Os alimentos que consumimos diariamente podem ser classificados de diversas formas, como por suas composições, formas de preparo e carga nutricional. Que tal conhecer uma outra classificação tão importante quanto as anteriores? A classificação por origem e fabricação diz muito sobre o que estamos consumindo e é a partir dela que poderemos compreender e seguir os passos para uma alimentação adequada e saudável. Veja a seguir as quatro classificações dos alimentos por origem:

IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS

Alimentos in natura são os obtidos diretamente da natureza, provenientes de plantas ou animais, tais como grãos, tubérculos, frutas, hortaliças, carne, leite e ovos. Quando os alimentos in natura passam por alterações mínimas – limpeza, empacotamento, secagem, moagem, congelamento –, eles se tornam minimamente processados.

ÓLEOS, GORDURA, SAL E AÇÚCAR

São substâncias extraídas de alimentos in natura ou diretamente da natureza usadas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

ALIMENTOS PROCESSADOS

São produtos relativamente simples, fabricados com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a um alimento in natura, como conservas e queijos, ou, ainda, como os pães, que são feitos com farinha de trigo, água, sal e fermento.

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

São produtos fabricados com pouco ou nenhum alimento in natura, mas que levam muitos ingredientes de uso industrial (de nomes pouco familiares). Biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo são exemplos desse tipo de alimento.

Acompanhe o Programa UFMA Saudável em nossas redes sociais e fique por dentro de dicas para uma alimentação adequada e saudável!



Última alteração em: 19/12/2018 09:19

Fim do conteúdo da sessão