Voluntariado é destaque em mais uma edição do Mutirão do Ufma Saudável Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

Voluntariado é destaque em mais uma edição do Mutirão do Ufma Saudável

Publicado em: 26/09/2018

A prática profissional é algo extremamente importante para graduandos em final de curso. Desta forma, alunos conseguem testar seus conhecimentos, vivenciar o ambiente profissional e desenvolver suas habilidades. É assim que o Projeto Ufma Saudável tem atuado junto aos docentes e discentes voluntários de diversos cursos relacionados às ciências biológicas e da saúde. Nesta quarta-feira (26), alunos de graduação puderam participar mais uma vez, sob orientação de docentes, da realização dos atendimentos aos servidores da Universidade Federal do Maranhão. A atividade denominada “Mutirão da Saúde” aconteceu no Núcleo de Esportes da Ufma, atendendo servidores públicos e terceirizados nas áreas de Psicologia, Nutrição, Educação Física e Fisioterapia.

O “Mutirão da Saúde” é uma das atividades do Projeto Ufma Saudável, que faz parte do eixo “Qualidade de Vida” do Programa Institucional Ufma Sustentável. Os atendimentos aos servidores acontecem por meio de um voluntariado de docentes e alunos, uma vez por mês, com datas previamente escolhidas e divulgadas com antecedência.

Os atendimentos são cadastrados no software “Ufma Saudável”, criado especificamente para a administração da bateria de exames. Logo após as avaliações, uma ficha com informações e diagnósticos coletados são enviadas por e-mail ao paciente. Os retornos podem ser marcados de acordo com a necessidade, sendo previamente avisados pelo mesmo telefone de marcação do atendimento. A Vice-Reitoria disponibilizou o telefone (98) 3272-8011 para marcação das consultas.

O professor Flávio Pires, coordenador do Projeto destacou a importância da vivência acadêmica e profissional dos alunos durante as edições do projeto “É muito salutar e importante a vivência profissional desses alunos, sobretudo pela importância da prática para melhor desenvolver suas habilidades”. Afirmou.

Dados do módulo “Outras formas de trabalho” da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD Contínua), divulgado em maio de 2018, destacam que o trabalho voluntário foi realizado por 7,4 milhões de pessoas em 2017, 840 mil a mais do que em 2016.

Os dados desta pesquisa revelam também que a prática do voluntariado aumenta conforme o grau de instrução/formação das pessoas. Enquanto apenas 2,9% das pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto faziam trabalho voluntário, essa proporção sobe para 8,1% daquelas com nível superior completo.

O Vice-Reitor da Ufma, professor Fernando Carvalho reforça que o voluntariado também é uma demanda do Programa Ufma Sutentável, sendo de primordial importância para a formação dos alunos. “Os docentes e discentes da Ufma com suas ações voluntárias mostram o compromisso da comunidade acadêmica com ações que melhoram a qualidade de vida dos servidores da Ufma”, concluiu o professor.

Lugar: Universidade Federal do Maranhão
Texto: LUCIO SILVA