Você sabe identificar uma fakenews? Quarto passo:Preste atenção no veículo que você está recebendo informações Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 29/10/2018

Se você só costuma se informar pelos grandes conglomerados de mídia atualmente, note a importância de conhecer sobre estes veículos. Seja a Rede Globo, SBT, Bandeirantes, Record ou  outros conglomerados que têm inúmeros suportes de mídia que vão desde a internet, rádio, tv e jornais impressos. Saiba que sempre há alguém por trás de todos estes grandes conglomerados. Note também a importância de entender sobre a natureza e o direcionamento das notícias desses veículos, que é extremamente importante para desmistificar sobre a notícia verdadeira ou duvidosa.

Se for um site, observe inicialmente a URL. Como dito anteriormente, as URL’s de websites e blogs duvidosos costumam se assemelhar às URL’s de sites de grandes conglomerados de mídia, que têm uma certa credibilidade em relação ao jornalismo profissional e seu processo de investigação de notícias.

Identificar a confiabilidade dos veículos aos quais você se informa é de extrema importância. Existem diversos sites na internet que são por natureza mal-intencionados e que tentam se assemelhar aos veículos tradicionais para enganar ou ludibriar a pessoa que receberá a informação.

É importante ser cético em relação a tudo que lê, ouve e assiste, seja na internet, TV ou jornal impresso. Se você não conseguir identificar o proprietário, canal ou de onde vem determinadas informações, pesquise no Google para saber se há veracidade ou se há responsáveis legais pela informação a ser veiculada.

SAIBA +

Você sabe identificar uma fake news? Confira 5 dicas que vão te ajudar nisto

Hoje em dia a velocidade da propagação de informações é espetacular. Nunca tivemos um processo tão veloz de compartilhamento e multiplicação de informação, sobretudo no ambiente digital. Isso é fruto do avanço das tecnologias e de um aumento do fluxo de conteúdos que a gente recebe através de diversos suportes midiáticos, como as redes sociais por exemplo. Esses suportes caracterizam-se pelas inúmeras possibilidades de recepção de informações como a internet, rádios, tv e jornais impressos. Podemos receber conteúdos sob diversos como notícias, fotografias, vídeos, memes e etc.

Junto com esse boom de recepção desses conteúdos, a explosão das fakenewstem sido um dos mais notáveis problemas no processo de comunicação, que não é novidade, pois as notícias falsas ou boatos sempre existiram nesse processo.

Mas o problema recente é justamente a importância e necessidade de investigar e desmistificar as informações falsas veiculadas atualmente. Note que nunca o jornalismo em seu processo de investigação foi tão necessário como atualmente. Estamos falando das notícias falsas, das duvidosas e dos boatos que assolam principalmente nossas redes sociais. Há fakenews com texto verdadeiro, mas título e subtítulos falsos; texto e título verdadeiros, mas foto falsa; tudo falso e entre outras diversas possibilidades. Não é muito comum avaliar, mas não deixa de ser fácil e importante identificar uma notícia falsa.

Onde está o problema? O que pode afetar na falha do entendimento da mensagemrepassadas por meio desses suportes midiáticos, em especial nos aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp é a imprecisão, omissão e até a falsificação em determinadas notícias, memes ou qualquer conteúdo que recebemos no nosso dia-a-dia.

Isso está em alta hoje em dia e notamos que diversas vezes não conseguimos nos dar contar e checar minuciosamente todas as informações que chegam na palma da nossa mão. É aí que mora o perigo. No entanto existem passos básicos que você mesmo pode fazer para desmistificar uma informação falsa recebida por qualquer suporte de mídia que você tenha. Seja nas Redes Sociais, no celular, aplicativos, rádio e até mesmo na televisão.

1. Primeiro passo: Checar a fonte da fonte

2. Segundo passo: Ler/Assistir/Ouvir toda a matéria