Programa “Ufma Sustentável” realiza ações de eficiência energética em parceria com a Cemar Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 07/11/2017

Por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e a 3E Engenharia, cerca de 1700 lâmpadas convencionais do Centro Pedagógico Paulo Freire serão substituídas por lâmpadas de LED. O ato simbólico de entrega das lâmpadas ocorreu na manhã desta segunda-feira (06), com a presença do Vice-Reitor da Ufma, Fernando Carvalho, do Prefeito de Campus, Guilherme Frederico, e o Diretor do Paulo Freire, José Carlos, além de representantes da Gerência de Planejamento da Cemar, na pessoa do Sr. William Jackson Rocha de Melo e do gerente técnico da empresa 3E Engenharia, Sr. Deivid Albuquerque.

A Universidade foi contemplada recentemente na chamada pública de projetos da Companhia Energética do Maranhão (Cemar)– CPP 001/16, que visa selecionar propostas de projetos de eficiência energética e uso racional de energia elétrica para integrar o Programa de Eficiência Energética da CEMAR. A substituição de lâmpadas convencionais por LED garantirá a redução do consumo de energia elétrica na Ufma, contribuindo para o cumprimento das propostas de gestão de eficiência energética dentro do Programa Institucional “Ufma Sustentável” que tem como objetivo implantar as ações do Programa de Logística Sustentável (PLS) da Instituição. A Prefeitura de Campus realizará a fiscalização da substituição, que começará ainda esta semana.

O professor Fernando Carvalho, Vice-Reitor da Ufma, destacou os objetivos das ações de eficiência energética na Ufma: “Essas ações buscam aperfeiçoar os sistemas de iluminação da Ufma com a tecnologia LED. Inicialmente, o prédio Paulo freire será contemplado, e posteriormente pretendemos continuar a parceria com a CEMAR para a troca das lâmpadas em outros prédios e setores internos e externos da UFMA”, afirma Fernando Carvalho, Vice-Reitor da Ufma.

A professora Dra. Nair Portela destacou que a gestão Universidade vem cumprindo seu dever: “garantindo redução de consumo de energia, economia no orçamento e com adoção de novas tecnologias com maior sustentabilidade. Estamos muito felizes com as iniciativas de eficiência energética na Ufma”, afirmou a Reitora.

O professor Fernando finalizou destacando que: “Na prática, objetivamos alcançar uma economia de 83 % de energia em relação às fluorescentes, reduzindo assim o consumo e recursos financeiros com energia elétrica”, afirmou Fernando Carvalho.

Texto: Lucio Bonavigo
Última alteração em: 07/11/2017 09:48