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Turismo

O curso de turismo do Campus de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituído no ano de 2015, é decorrente de dois processos de investimentos para o interior do país fomentados com o objetivo de minimizar as desigualdades sociais e desenvolver socioeconomicamente os lugares. Primeiro, a expansão da Rede Federal de Educação, estruturada, em grande medida, pelo REUNI- Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, com propósito de garantir o acesso e a permanência dos indivíduos na educação superior. Segundo, o início da proposta de regionalização e interiorização do turismo, direcionado pelo Programa de Regionalização do Turismo – PRT, implementado pelo Ministério do Turismo – MTUR (BRASIL, 2003). Esses projetos que miram o interior surgem no governo do, então Presidente, Luís Inácio Lula da Silva e são abraçados pelo Reitor, Professor Doutor Natalino Salgado Filho.

Com essa adesão o Prof. Natalino Salgado favoreceu a constituição de projetos que ampliam e elevam a qualidade do ensino-aprendizagem e da pesquisa no estado do Maranhão. A cidade de São Bernardo, localizada na região do Baixo Parnaíba Maranhense, é estratégica, tanto por estar cercada de municípios com paisagens notáveis para o fomento da atividade turística, quanto por ser uma área privilegiada culturalmente e historicamente. É um espaço com elementos significativos para manutenção cultural, econômica e constituição de autonomia da população. Porém para tal, carece de pesquisas, estudos, reorganização espacial, direcionamento de políticas públicas, dotação de infraestruturas, investimentos e formação profissional, sendo o Curso de Bacharelado em Turismo central para esse fim.

Para apontar a importância dos estudos sobre o fenômeno do turismo, basta afirmar que estamos em tempos de pandemia, o que deixou muito óbvio a necessidade que temos de repensar a nossa relação com o meio ambiente que vem sendo negligenciado. Com isso urge a necessidade do uso racional dos recursos naturais e da organização dos processos de sociabilidades direcionados pelos estudos do turismo. A pandemia que se espalhou recentemente acentua com ênfase essa demanda, ainda aponta para mercados turísticos - internacional, nacional e local – responsáveis pela geração de uma quantidade gigantesca de empregos diretos e indiretos e que fortemente atingidos exigem reflexões, estudos e propostas criativas para se reinventarem a partir de ações criativas e microempreendedoras, além da organização de protocolos de segurança, cada vez mais preocupados com o uso sustentável dos atrativos naturais, culturais e a prestação de serviços com qualidade.

Esta situação exige a atuação de profissionais qualificados para lidar com cenários de transformações constantes circunscritos por uma rede de relações que envolve desde o consumidor, que em função do acesso rápido à informação, está mais exigente quanto aos elementos da oferta turística, até os produtores de insumos locais, microempreendedores, associações, agentes do poder públicos, entre outros indivíduos que compõe uma rede econômica de organização e prestação de serviços para a atividade que devem estar atentos ao respeito e as pluralidades da dinâmica local.

Por isso urge a expectativa de profissionais éticos, críticos, comprometidos, empreendedores, solidários, com uma formação interdisciplinar; com o domínio dos saberes da sua área de atuação, ao mesmo tempo em que dialogam com presteza com as teorias humanas, sociais, políticas, econômicas e técnicas. Ancorados na indissociabilidade das práticas de ensino, pesquisa e extensão necessários ao exercício profissional. Com base nessa demanda educacional e com objetivo de superar o tecnicismo e economicismo que anteriormente alicerçaram os currículos dos cursos de bacharelado em turismo é que a UFMA propõe, representada pelo Colegiado atual do curso, essa formação dialógica, garantindo assim instrumentais para o enfrentamento dos desafios econômicos, políticos e sociais pertinentes a área, como o que se coloca na atualidade.

Profa. Dra. Sylvana Marques

Doutora em Ciências Sociais

Mestre em Turismo: Desenvolvimento Regional/Local

 

Conheça mais um pouco do Curso de Bacharelado em Turismo UFMA/Campus São Bernardo: Propostas; Docentes; Projetos

 

O texto abaixo está baseado nos princípios, objetivos e atividades apontadas pelo Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Turismo – PPC, disponível para download.

O curso de bacharelado em turismo do campus São Bernardo é composto por professores mestres e doutores, bacharéis em turismo, com formação interdisciplinar. São docentes que direcionam para o enfrentamento dos desafios concernentes a uma área de atuação que ao mesmo tempo em que impõe aos seus trabalhadores a necessidade do aumento da produtividade e da competitividade, exige a conservação dos recursos turísticos utilizados, a atuação organizada diante das comunidades tradicionais, a utilização de novas tecnologias e de atualização quanto às tendências do mercado no que tange à demanda, à oferta e os novos modelos de organização da atividade. O enfrentamento desses desafios são demarcados por princípios que visam explicitar a filosofia educacional expressa na Instituição, são esses:

  • O princípio do compromisso ético e socioambiental;

  • O princípio da indissociabilidade teoria-prática;

  • O princípio teórico-epistemológico;

  • O princípio da interdisciplinaridade;

  • O princípio do empreendedorismo;

  • O princípio da atualização tecnológica.

 

Estes princípios foram estabelecidos em função das competências inerentes à atuação do Bacharel em Turismo, que se constituem nucleares na concepção do curso, uma vez que os conteúdos selecionados se vinculam à construção das habilidades e competências a serem formadas, necessárias à atuação do profissional. E, principalmente, necessárias a construção das premissas que direcionam o objetivo central do curso que visa:

  • A formação com vias a atuação nas áreas de organização, planejamento e gestão das atividades relacionadas ao turismo e ao lazer, através do estudo e pesquisa da influência de variáveis socioculturais, políticas e econômicas que interferem na dinâmica espacial.

Sendo os objetivos específicos:

  • Formar profissionais comprometidos com a qualidade e responsabilidade das ações desenvolvidas no planejamento e gestão dos recursos naturais e culturais de interesse turístico, levando em consideração os preceitos éticos da profissão;

  • Proporcionar o conhecimento e a capacidade de análise crítica necessários para atuar no planejamento e gestão dos diversos campos que compõem o mercado turístico;

  • Formar para a atuação na área de pesquisa científica, produção e repasse do conhecimento em constante interação com a realidade socioespacial.

 

O Projeto Curricular do Curso de Turismo, disponibilizado em arquivo pdf no final desse texto, prevê ainda que o Bacharel em Turismo egresso da UFMA deverá ser capaz de exercer as seguintes atividades:

 

  • Participar na elaboração e execução das políticas de turismo nacional, estadual e municipal;

  • Elaborar, analisar e operacionalizar planos, programas e projetos de desenvolvimento turístico nacional, estadual e municipal;

  • Planejar o uso sustentável dos recursos turísticos naturais e culturais;

  • Determinar e analisar os impactos provocados pela atividade turística, propondo alternativas para maximizar os positivos e minimizar os negativos;

  • Elaborar inventários da oferta turística, identificando as oportunidades de negócios e de desenvolvimento turístico de núcleos;

  • Desenvolver campanhas de marketing turístico para núcleos e empresas do setor;

  • Propor e executar campanhas de conscientização turística junto aos diversos segmentos da sociedade;

  • Interpretar legislação pertinente às atividades desenvolvidas no setor turístico;

  • Planejar e desenvolver as atividades necessárias ao processo de abertura de empreendimentos turísticos;

  • Desenvolver projetos de consultoria e assessoria tanto para o setor público quanto privado;

  • Gerenciar empreendimentos turísticos públicos e privados;

  • Planejar, avaliar e operacionalizar programas e projetos estratégicos em empreendimentos turísticos;

  • Desenvolver programas de qualidade para os serviços e produtos turísticos;

  • Elaborar e analisar projetos de identificação e de desenvolvimento de oportunidades de negócios;

  • Utilizar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas;

  • Planejar e desenvolver estudos que identifiquem a viabilidade econômico- financeira de empreendimentos e projetos turísticos;

  • Elaborar pesquisas de mercado no setor turístico;

  • Desenvolver pesquisas de demanda turística;

  • Desenvolver ações voltadas para a capacitação dos recursos humanos no setor turístico;

  • Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos do mercado.

É no exercício dessas atividades que o egresso considerará seus conhecimentos abarcados pelos novos padrões do conhecimento global, ao mesmo tempo em que prioriza as particularidades do estado do Maranhão e dos seus municípios fortalecendo, assim, as competências necessárias para a atuação compromissada com um modelo de desenvolvimento turístico ético e sustentável.

 

Segue abaixo o corpo docente do Curso de Bacharelado em Turismo:


• ANA CATARINA ALVES COUTINHO – Mestre;

• CÉSAR ROBERTO CASTRO CHAVES EVERTON – Mestre;

• FELIPE SÁVIO CARDOSO TELES MONTEIRO – Mestre;

• HELENA MARIA DE CASTRO – Doutora;

• KAROLINY DINIZ CARVALHO – Mestre;

• Mateus de Sá Barreto Barros – Doutor

• SYLVANA KELLY MARQUES – Doutora;

• TATIANA COLASANTE – Doutora;

 

Professores Colaboradores, pertencentes a outros departamentos

 

• JOSENILDO CAMPOS BRÚSSIO – Doutor;

• MARIA FRANCISCA DA SILVA – Doutora;

• THIAGO PEREIRA LIMA – Doutor;

• PAMELAPAMELA CRISTIANA DE ALMEIDA – Mestre.

 

Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Turismo

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