Administração da Universidade se reúne com a comunidade do Itaqui-Bacanga para dialogar sobre demandas locais Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 30/04/2019

SÃO LUÍS ´- No último dia 27, sábado, a Reitora Nair Portela, o Pró-reitor de Planejamento, João de Deus Mendes da Silva e o Pró-reitor de Assistência Estudantil, Manoel de Jesus Barros Martins, da Universidade Federal do Maranhão, estiveram em um encontro com lideranças comunitárias da área do Itaqui-Bacanga. O objetivo foi ouvir os atores sociais da localidade e dialogar sobre demandas, propostas, ideias e necessidades da comunidade do entorno e as formas como a UFMA pode ampliar sua atuação e auxiliar no desenvolvimento local.

Os participantes apontam a iniciativa da UFMA como um marco na história da comunidade. Glória Coles, moradora da comunidade há mais de 40 anos, afirma que o encontro mostra “a preocupação da gestão atual da UFMA com o entorno e sua disposição em ouvir com atenção e respeito as pessoas”.

De acordo com Ivan Junior Santiago, morador da área há 25 anos e presidente da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, a ACIB, é muito importante a aproximação da academia com a comunidade, a qual tem se materializado com eficácia sob a liderança dos professores Nair Portela, João de Deus e Manuel Barros. Para Ivan, “encontros como estes reforçam o compromisso da Universidade em reduzir as desigualdades sociais, oxigenando a diversidade cultural e a pluralidade de ideias”.

Na avaliação da Reitora Nair Portela, o diálogo com a comunidade mostra “a relevância da UFMA no cotidiano da comunidade e ressalta sua vocação extensionista, que cresceu de forma vertiginosa nos últimos 3 anos, fruto de dedicação de professores, técnicos-administrativos, estudantes e comunidade do entorno”.

Para João de Deus, Pró-reitor de Planejamento, “a conversa aberta, o diálogo franco e a sensibilidade para ouvir as demandas da comunidade tornam o planejamento institucional realmente participativo, humano e democrático”, enfatizando a necessidade de se dar voz às populações que fazem parte do dia a dia da UFMA e influenciam no direcionamento de suas políticas e estratégias.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Itaqui-Bacanga