Reitora participa do lançamento a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 25/04/2019

BRASÍLIA - A Universidade Federal do Maranhão, representada pela reitora Nair Portela, participou, no dia 24 de abril, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O ato ocorreu no Auditório Nereu Ramos, anexo II, da Câmara dos Deputados, em Brasília, reunindo parlamentares, dirigentes de instituições federais de ensino superior (IFES), entidades representantes dos reitores, dos estudantes e dos pós-graduandos, além de entidades sindicais.

A reitora Nair Portela destacou “o posicionamento estratégico das Universidades Federais que as tornam fundamentais para o desenvolvimento do país” em todas as suas áreas, acrescentando que “as Universidades Federais e, especificamente, a UFMA, no contexto maranhense, são as principais produtoras de ciência, tecnologia e inovação”, colaborando na construção de instrumentos eficazes para superação das desigualdades regionais.

O Maranhão foi representado pelos deputados federais Eduardo Braide e Juscelino Filho.

Sobre a Frente Parlamentar

"Sem investir no conhecimento, não haverá desenvolvimento." Com esse lema, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais contará com uma coordenação colegiada, formada pelos deputados Margarida Salomão, Alice Portugal, Danilo Cabra e Edmilson Rodrigues.

Margarida Salomão, ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ressalta que a Frente atuará na defesa da autonomia universitária e unirá forças entre o Parlamento e as instituições de ensino com o objetivo de debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais. “Esta Frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, porém estamos vivendo um processo de ataque não só à autonomia universitária, mas também à sua subsistência, por meio de cortes sistemáticos nos orçamentos”, enfatiza.

Para o secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino, existem várias maneiras de combater a autonomia universitária, entre elas, restringir o orçamento. “Quem não tem condições de executar seu projeto estratégico, seu PDI, sua atividade-fim também não tem autonomia.”

Conheça mais sobre o trabalho das IFES

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Brasília - DF