Reitora Nair Portela dialoga com estudantes e professores sobre a obra da Biblioteca Central Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 17/04/2019

Na terça-feira, 16 de abril, a Reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, reuniu-se com estudantes e professores de diferentes cursos para dialogar sobre a obra da Biblioteca Central da UFMA, esclarecendo dúvidas e apresentando informações no que se refere à condução que a gestão vem adotando na busca de recursos para a retomada da construção do prédio, que começou em 2010.

De acordo com a Reitora Nair Portela, “a natureza plural, democrática e dialógica da Universidade Pública produz pautas, comportamentos e posicionamentos salutares ao futuro da instituição, desde que os interesses estejam no bem coletivo e no exercício político da vida, pois a UFMA é um patrimônio histórico, propriedade da população e, portanto, um lugar de solicitações e pertencimento”.

Linha do tempo: obra da Biblioteca Central da UFMA

1A obra foi iniciada em 27 de outubro de 2010, com previsão de entrega no prazo detrês anos, portanto, em 2013.

2. A obra foi abandonada pela construtora em 25 de setembro de 2015.

3. Após relatório de auditoria da Controladoria Geral da União-CGU, que constatou problemas na fiscalização da obra da biblioteca central, a reitoria formalizou processo administrativo para cada irregularidade identificada, instaurando dois processos administrativos disciplinares e uma tomada de contas especial para apurar a responsabilidade por ocorrência de dano à Administração Pública Federal, a fim de obter o respectivo ressarcimento.

4. A reitora autorizou a aplicação de penalidade à construtora por meio de multa, suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a administração pública federal.

Compromisso com o diálogo, a verdade e a transparência

Na conversa com estudantes e professores, a reitora Nair Portela reiterou o compromisso de sua gestão com o diálogo, a verdade e a transparência, mas, também, com a necessidade de zelarmos pela imagem e reputação da UFMA, cuja excelência é fruto de mais de 52 anos de história e dedicação de docentes, estudantes e técnicos-administrativos.

“Nossa Universidade é relevante, reconhecida e valorizada socialmente. Nós, da gestão, temos um cuidado enorme pela UFMA, estamos nos empenhando para que todas as obras sejam retomadas e concluídas, por isso temos conversado incessantemente com o Ministério da Educação, com a bancada federal do Maranhão em Brasília e com os senadores do nosso estado”, revela a reitora, concluindo que “é dentro da UFMA que muitos sonhos se realizam, esperanças de uma vida melhor surgem, e a mudança da nossa realidade socioeconômica acontece por meio da qualificação de pessoal em cada área do saber".

Após a conversa com estudantes e professores, ficou acordado que se reuniriam para formar uma comissão para acompanhar, junto à gestão, as questões ligadas à obra da Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão.

Revisão: Jáder Cavalcante

Última alteração em: 23/04/2019 16:07